Notícias
12.08.2015 - Brasília está lilás
Foto: Naiara Pontes/SG
A presidenta Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira (12/08) do encerramento da 5ª Marcha das Margaridas, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A abertura oficial foi na noite de ontem (11/08), com participação de milhares de trabalhadoras e trabalhadores rurais de todas as regiões do país, líderes e representantes de movimentos sociais e delegações internacionais.
O evento contou com a presença dos ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Eleonora Menicucci (Políticas para Mulheres), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Carlos Gabas (Previdência), Arthur Chioro (Saúde), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Manoel Dias (Trabalho), além de senadores, deputados federais e estaduais e do
ex-presidente Lula.
Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e mais onze entidades parceiras, a Marcha reúne mais de 70 mil mulheres, que hoje marcham do estádio Mané Garrincha pela Esplanada dos Ministérios.
"A marcha traz a voz das mulheres de todo o país, de todas as idades, das cidades, do campo, das águas e das florestas, além das mulheres quilombolas, das quebradeiras de coco, que fazem da Marcha esse momento de luta e de força, como uma organização capaz de mudar o rumo das políticas para as mulheres nesse país" disse Alessandra Lunas, coordenadora da Marcha das Margaridas e secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag.
Na abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, reforçou o compromisso do governo federal com a reforma agrária e com a qualidade de vida das famílias no campo. “Vamos transformar os assentamentos em espaços produtivos e de vida”.
Eleonora Menicucci, da secretaria de Políticas para Mulheres, lembrou sua participação em todas as edições do evento: "estive, estou e estarei em todas as marchas, junto com vocês, sempre".
O ex-presidente Lula lembrou os avanços e conquistas recentes para a agricultura familiar e direitos e cidadania das mulheres: "quando cheguei no governo havia só R$ 2 bilhões para a agricultura familiar.
Agora a presidenta Dilma anunciou R$ 28 bilhões para a agricultura familiar". Lula também apontou a Marcha das Margaridas como uma das manifestações mais expressivas da democracia brasileira.
Democracia
A democracia está no lema da Marcha, como também estão justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A defesa dos direitos democráticos foi um dos temas presentes nas falas na abertura do evento, e nas manifestações do público que lotou um dos setores do estádio Mané Garrincha.
Bruno De Vizia - Ascom/SG
Siga as nossas redes:
https://www.facebook.com/SecretariaGeralPR/
https://twitter.com/secgeralpr
https://instagram.com/secgeralpr
Flickr
https://www.flickr.com/photos/secretariageralpr/
Youtube
https://www.youtube.com/user/SecretariaGeralPR
Issuu