Notícias
18.11.2014 - Secretaria-Geral mostra experiência de inclusão socioeconômica de catadores em seminário na Tailândia
- Foto: Divulgação/Cempre
A Secretaria-Geral da Presidência da República participa do seminário “Sounded Solution for Sustainable Waste Management for the Local Administrative Bodies, and the Inclusion of Waste Pickers in the Recycling Stream” que acontece em Bangkok, capital da Tailândia. No evento, as experiências brasileiras ganharam destaque. A Política Nacional de Resíduos Sólidos e os planos municipais de gestão de resíduos sólidos com inclusão social e econômica de catadores foram apresentados por Thais Ribeiro, assessora da Secretaria-Geral.
Representantes do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) mostraram o papel da instituição e o esforço na promoção de cooperativas para a gestão de resíduos sólidos no Brasil. O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) apresentou as experiências das redes regionais e internacional de catadores de materiais recicláveis, a exemplo da Red Lacre e da Global Alliance of Waste Pickers.
Participam do Seminário, representantes do governo da Tailândia, e da Fundação 3R, do Instituto Tailandês de Gestão de Embalagens para o Meio Ambiente Sustentável (TIPMSE), uma federação de empresas tailandesas a exemplo do Compromisso Empresarial Brasileiro pela Reciclagem, de províncias da Tailândia e de empresas.
Estão acontecendo ainda visitas técnicas às cooperativas de catadores de materiais recicláveis apoiada pelo TIMPSE, a província de Surat Thani e a ilha de Samui (Koh Samui), para conhecer iniciativas locais de gestão de resíduos sólidos.
Brasil
A presença da delegação brasileira na Tailândia é prosseguimento da visita realizada em agosto de 2014 por representantes do governo e empresários daquele país ao Palácio do Planalto, em Brasília, organizada pela Fundação 3R, o TIMPSE e o CEMPRE.
Na ocasião, Daniela Metello, da Secretaria-Geral da Presidência da República, falou sobre gestão de resíduos sólidos com inclusão social e econômica de catadores. Ela informou que a meta do governo federal na gestão de resíduos sólidos visa a combinação de duas agendas – a ambiental e a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, tendo em vista a erradicação da pobreza. Os esforços do governo federal são para profissionalizar e criar condições para que os catadores se organizem e sejam capacitados para prestação de serviços na gestão de municipal de resíduos sólidos e na logística reversa, concluiu.
Dados do Cataforte, projeto que fomenta a criação e fortalecimento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, mostram que no Brasil existem cerca de 470 cooperativas de catadores organizadas em 33 redes solidárias. A ação do governo é voltada à estruturação de redes de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.