Notícias
16.05.2014 - Governo debate com movimentos sociais os benefícios da Copa para Brasília
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), e o secretário especial da Copa do DF, Claudio Monteiro, vão conversar com os movimentos sociais e representantes sindicais do DF os benefícios que a Copa 2014 trará para a capital do País. O evento “Diálogos Governo Sociedade Civil: Copa 2014” será realizado terça-feira (20/05), às 18h30, em Brasília, no Teatro dos Bancários, na entrequadra 314/315 Sul.
O encontro organizado pelo Sindicato dos Bancários também terá como debatedor o pesquisador do Ipea e doutor em Ciência Política Antonio Lassance. Carvalho explica que o encontro irá proporcionar uma interlocução com representantes da sociedade, “a partir da realidade e das informações completas sobre tudo que está ligado à Copa: geração de empregos, investimentos em infraestrutura, transporte público e bens que vão ficar por muito tempo como benefício”.
O ministro Carvalho defende que a Copa traz várias oportunidades para o Brasil. “O investimento foi correto. O Mané Garrincha, por exemplo, recebeu em apenas um ano mais públicos do que nos últimos 30 anos”. A expectativa é a de que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil no período da Copa.
Os diálogos sobre a Copa foram promovidos nas 12 cidades-sede do Mundial. Juntas, elas receberam obras com custo estimado em R$ 17,6 bilhões. O ministro disse que visitou as 12 cidades-sede para esclarecer dúvidas, ouvir reivindicações e resolver questões pendentes ao alcance do governo federal. “O dinheiro público foi investido em obras de infraestrutura nos aeroportos, no transporte público e em telecomunicações que vão permanecer depois da Copa, como benefícios permanentes para a população”, explicou Carvalho.