Notícias
10.01.2014 - A Voz do Brasil: Desintrusão Terra Indígena Awá-Guajá
Leia íntegra de matéria veiculada em A Voz do Brasil de quarta-feira (08/01).
Kátia: Na região noroeste do Maranhão vive o povo Awá-Guajá. Por decisão judicial, eles têm agora a posse definitiva das terras.
Roberto: E desde sextafeira, o governo federal montou uma base em São João do Caru para dar início à retirada dos não-índios da região.
Kátia: Essas famílias, que vivem em cerca de 300 edificações, vão ter assistência do governo para saírem do local. Algumas vão ser encaminhadas para programas de reforma agrária.
Roberto: Os não-índios têm 40 dias para saírem da região após a notificação dos oficiais da justiça, que deve começar nos próximos dias.
Kátia: O coordenador-geral dos Movimentos do Campo e Territórios, Nilton Tubino, explica que o recebimento das notificações vai ajudar as próprias famílias.
Coordenador-Geral dos Movimentos do Campo e Territórios - Nilton Tubino: Um documento fundamental que a pessoa vai ter que apresentar para se cadastrar no Incra principalmente é a notificação judicial. Então quando o oficial de justiça procurar a pessoa na sua residência, ele receba a notificação. Isso vai ser fundamental para ele mesmo. Então a gente reforça muito essa participação, essa acolhida ao oficial de justiça para eles receberem a notificação.
Roberto: As famílias que vão precisar sair do local podem ter todas as informações sobre os seus direitos discando para o número 100.
Kátia: O serviço é de graça e funciona 24 horas durante qualquer dia da semana.