Notícias
18.12.2013 - Ministro participa de missa de Natal com população em situação de rua no DF
Na saída do evento, o ministro declarou que “mais do que nunca é importante que a população de rua tenha sua vez, seja ouvida e tenha a sua cidadania reconhecida e o seu lugar na comunidade cristã”. Carvalho lembrou que amanhã (19/12) a presidenta Dilma participará em São Paulo da celebração com os catadores e a população em situação de rua, “como já é tradição desde o governo do presidente Lula”. Para o ministro, “não tem melhor Natal do que celebrar entre aqueles que mais foram excluídos, para quem Jesus veio de preferência.”
Sob o tema “Povo da Rua, Povo de Deus”, a festa de confraternização da Arquidiocese de Brasília teve três etapas: celebração eucarística no interior da Catedral, caminhada em direção à Rodoviária de Brasília, onde uma família atendida pelo Cidade Solidária e acolhida pela Casa Santo André representou o menino Jesus, Maria e José; encerrando com um almoço servido a todos os presentes, no estacionamento ao lado da Catedral.
“Nunca esta Catedral foi tão Catedral e nunca o Natal foi tão bonito como este. É uma festa extraordinária, onde a igreja cumpre o seu papel de mostrar à sociedade aqueles que foram esquecidos durante tanto tempo”, afirmou o ministro. Ele disse que a presença dele na missa representando o governo é para mostrar que “se há uma aliança que valha a pena entre sociedade civil e governo é essa aliança em favor dessa gente excluída. A solidariedade é o único caminho que nós temos para construir a justiça. Nós do governo devemos deixar a burocracia de lado e concentrar o nosso empenho naqueles que efetivamente mais precisam do Estado brasileiro.”
Amanhã a presidenta Dilma Rousseff e o ministro celebram, a partir das 10h, em São Paulo, durante a 4ª Expocatadores, o Natal com os catadores e a população em situação de rua. A Expocatadores é um evento de negócios, troca de experiências, disseminação de conhecimentos e tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos. Ela acontece no Centro de Exposições do Anhembi – Pavilhão Oeste, simultaneamente ao 4º Encontro Nacional e Internacional de Catadores. Também participam da feira representantes da indústria da reciclagem do Brasil, da América Latina e Caribe, Ásia e Europa.