Notícias
05.07.2013 - Cooperativa de catadores recicla 5,1 toneladas de resíduos da Presidência da República ao mês
O primeiro semestre de funcionamento da Coleta Seletiva Solidária na Presidência da República resultou em 31 toneladas de resíduos reciclados, sendo 23,5 disso em papel. A primeira cooperativa de catadores a realizar esse trabalho, a Cooperativa de Reciclagem Ambiental (Cooperdife), recebeu o Certificado de Reconhecimento do trabalho desempenhado na quinta-feira (04/05), das mãos do secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Diogo de Sant’Ana.
“A Presidência da República é exemplo em coleta seletiva solidária e eu me senti tratado com dignidade”, afirmou o presidente da Cooperdife, Gilmar Clementino da Silva. O secretário-executivo da SG disse que a intenção é chegar ao fim do ano com todos os órgãos da Presidência da República envolvidos no processo da Coleta Seletiva Solidária. “Ainda temos muito o que melhorar”, reconheceu.
Durante os seis meses de convênio, a associação de cooperativa de catadores arrecadou 17 mil reais. Além de papel, plástico, vidro e metal, também foram destinados à cooperativa cartuchos, sucatas, cobre e madeira, que contribuíram de forma significativa para a elevação do valor arrecadado. Com a saída da Cooperdife, assume a coleta no Palácio do Planalto e nos seus anexos, pelos próximos seis meses, a Associação dos Recicladores de Resíduos Sólidos da Candangolândia (Arcan).
O Secretário de Administração, Valdomiro de Sousa, ressaltou que o programa Agenda Ambiental da Presidência da República é baseado em quatro eixos: consumo consciente, coleta seletiva solidária, licitações sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores. Neste primeiro semestre, a coleta foi feita nas instalações físicas da Secretaria-Geral, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Gabinete Pessoal, Vice-Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Comunicação Institucional Secretaria de Segurança Presidencial e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
O Programa Agenda Ambiental da PR objetiva promover a responsabilidade socioambiental junto aos servidores, mediante o estímulo à adoção de práticas sustentáveis que colaborem para reduzir impactos negativos, economizar recursos públicos e naturais, além de beneficiar nosso meio ambiente.