Notícias
14.05.2013 - Entrevista concedida pelo secretário da SG, Wagner Caetano, ao programa Voz do Brasil - EBC, sobre o 5º Prêmio ODM
Luciano: Valorizar e incentivar ações que ajudem a acabar com a mortalidade infantil e com a pobreza, por exemplo, e assim contribuam para alcançar os Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas, Onu.
Kátia: Essa é a ideia do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil, que está na quinta edição.
Luciano: As inscrições já estão abertas e o prazo termina no dia 2 de agosto. O prêmio será concedido para governos municipais e para ONGs, movimentos sociais e empresas.
Kátia: Assunto da entrevista que a repórter Isabela Azevedo fez com o secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira.
Repórter Isabela Azevedo: Que outros temas também podem concorrer a esse projeto, a esse prêmio, e quem pode participar?
Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República - Wagner Caetano Alves de Oliveira: Projetos também voltados para a educação. Na saúde, além de a mortalidade infantil, a questão da mortalidade materna, o combate à mortalidade materna. Projetos que desenvolvam ações para o combate a doenças como a Aids, a hanseníase, a tuberculose. E também projetos ligados ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas, desde o acesso à água, moradia, transporte, enfim, os projetos sociais que contribuem para que o Brasil alcance as Metas do Milênio. Podem participar toda e qualquer organização da sociedade civil brasileira e também as prefeituras municipais, projetos desenvolvidos por essas instituições que contribuem para que o Brasil melhore os seus indicadores sociais.
Repórter Isabela Azevedo: Existe um calendário para a divulgação desse prêmio nas capitais do país?
Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República - Wagner Caetano Alves de Oliveira: Até o dia 2 de agosto, nós temos as inscrições abertas. E, nesse período, nós estaremos presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal realizando seminários, onde nós estaremos discutindo a pauta das Metas do Milênio, divulgando o prêmio e passando as orientações como as instituições podem e devem inscrever os seus projetos.
Repórter Isabela Azevedo: Essa é a quinta edição do prêmio. O senhor poderia dar algum exemplo de projeto que já foi premiado, algum tema de projeto que já foi premiado?
Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República - Wagner Caetano Alves de Oliveira: Olha, nós temos 80 projetos premiados, já, no Brasil, projetos ligados à saúde no estado do Ceará, especialmente a questão da mortalidade infantil; projetos ligados à questão da Aids, por exemplo, em Minas Gerais, em Belo Horizonte; projetos ligados à proteção da criança e adolescente no combate à violência, à violência sexual no estado de Pernambuco; projetos premiados no estado de São Paulo ligados ao combate à violência contra a mulher. Felizmente, são muitos projetos premiados, de boa qualidade, e este é um patrimônio que nós temos no Brasil, que as instituições têm feito muito para que o Brasil melhore os seus indicadores sociais.
Repórter Isabela Azevedo: Secretário, obrigada pela entrevista. Lembrando que o período de inscrição vai até o dia 2 de agosto deste ano e a premiação ocorre no ano que vem, em abril.
Luciano: Ouvimos o secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira. Informações no www.odmbrasil.gov.br.