Notícias
17.12.2012 - Presidência da República lança o programa Coleta Seletiva
O convênio com as quatro cooperativas de materiais recicláveis será assinado pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, às 15h30, e terá a duração de dois anos. Cada cooperativa será a responsável por assegurar a adequada destinação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos da Presidência por um período de seis meses.
O acordo possibilitará a reciclagem dos resíduos descartados pelos órgãos localizados fisicamente no Palácio do Planalto, Anexos, Via N2 e Pavilhão de Metas: Secretaria-Geral, Gabinete Pessoal PR, Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social e Vice-Presidência da República. Os resíduos serão recolhidos diariamente pela equipe de limpeza, em sacos plásticos coloridos, para armazenagem e separação até a sua destinação final.
O papel representa 70% de todos os resíduos reciláveis. Metal, plástico e vidro estão distribuídos entre os 30% restantes. Coletores seletivos foram distribuídos nas salas e áreas internas do Palácio do Planalto. Nas demais áreas serão utilizados coletores adequados a cada tipo de resíduo, como containers, coletores para infectantes, pilhas, baterias e outros. As madeiras utilizadas que não forem reaproveitadas pelo setor de Engenharia também serão doadas à cooperativa.
A Comissão de Gestão Ambiental da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelas ações de Gestão Ambiental e Coleta Seletiva Solidária no Palácio do Planalto e Anexos, instituída pela Portaria SG n° 326/2012, estará à disposição pelo e-mail agendaambiental@planalto.gov.br, para os esclarecimentos de eventuais dúvidas dos servidores da PR e ressalta a importância da colaboração de TODOS na separação dos resíduos diretamente na fonte geradora!