Notícias
08.08.2012 - Mesa de Diálogo debate meta para construção de moradias populares
Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades) participaram nesta terça-feira (7/8), no Palácio do Planalto, em Brasília, da Mesa de Negociação de Moradia Popular. Instalada em julho do ano passado, a Mesa permanente tem por objetivo debater a pauta unificada do movimento de moradia e instituir um canal de diálogo permanente entre o governo federal e os movimentos sociais voltados a questão.
O debate girou em torno da viabilização da demanda entregue pelos movimentos durante audiência com a presidenta Dilma Rousseff, realizada em junho. Na ocasião, as lideranças dos movimentos de moradia reivindicaram que fosse ampliado de 60 mil para 200 mil unidades a meta do programa Minha Casa, Minha Vida-Entidades, voltado para associações e cooperativas. A presidenta afirmou que o atendimento da reivindicação dependerá da capacidade operacional que as entidades tiverem para gerir a ampliação.
Ela considerou positiva a experiência já demonstrada pelas entidades em diversos projetos de conjuntos habitacionais, cujas fotos foram mostradas na reunião. Mas aconselhou-os a estabelecer metas intermediárias realistas, para a expansão da construção. Segundo a presidenta, o atendimento da população com renda de até 3 salários mínimos, pelo Minha Casa, Minha Vida, é essencial para o sucesso do programa.
Além dos ministros, participaram da reunião da Mesa os secretários Paulo Maldos (Secretaria-Geral), Inês Magalhães (Cidades), e Paula Mota Lara (Planejamento),representantes da Caixa Econômica Federal e lideranças da Central dos Movimentos Populares (CMP), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU).