Notícias
23.01.2012 - Governo Federal defende continuidade do diálogo para resolver impasse no Pinheirinho, em São José dos Campos
Publicado em
23/01/2012 19h25
Atualizado em
29/10/2014 12h09
O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, denunciou hoje (23/01) a ação violenta da Polícia Militar de São Paulo durante a reintegração de posse da área conhecida por Pinheirinho, em São José dos Campos, (SP), conforme liminar da justiça estadual. Maldos foi atingido na perna por uma bala de borracha disparada por policiais enquanto tentava negociar. A agressão aconteceu mesmo após o secretário ter se identificado como integrante da Presidência da República, oficialmente encarregado de dialogar com os moradores da área na busca de solução para o impasse.
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou na tarde de hoje que a desocupação imediata de áreas ocupadas, com uso da força por parte da polícia, “não é o método defendido pelo governo federal”. Desde dezembro do ano passado, quando recebeu o pedido oficial da associação de moradores do Pinheirinho, a Secretaria-Geral da Presidência da República busca soluções que garantam o direito à moradia das cerca de 1,5 mil famílias que ocupam a área desde 2004. O terreno integra a massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas e está localizado em região valorizada de São José dos Campos.
De acordo com Paulo Maldos, governos federal, estadual e municipal firmaram na semana passada um acordo para suspender a reintegração de posse do terreno por 15 dias, com o objetivo de buscar soluções dignas para as famílias. “O entendimento não foi cumprido e, ao contrário, o que vi foi uma comunidade agredida”, disse ele. O secretario relatou excessos da polícia paulista que, segundo ele, jogou artefatos na direção da Polícia Rodoviária Federal e arremessou bombas de gás dentro de uma igreja que abrigava famílias despejadas.
Entendimento
Maldos garantiu que a busca de soluções da parte do governo federal continua. Ele afirmou que o objetivo é construir condições para a construção de uma política habitacional.Durante esta semana novas reuniões acontecem no âmbito do governo federal e também ocorrerá nova tentativa de contato com o governo do Estado de São Paulo e a prefeitura de São José dos Campos para a continuidade das negociações.