Notícias
04.11.2011 - Conferências Estaduais de Juventude são marcadas pela participação expressiva dos jovens
Até o momento, vinte Conferências Estaduais de Juventude já foram realizadas em todo o país. Cerca de mil municípios foram mobilizados em fases preparatórias para a etapa estadual. Outras quatro Conferências Estaduais e a do Distrito Federal acontecem neste fim de semana. A Conferência do Amapá acontece nos dias 11 e 12 de novembro e a de Santa Catarina em 18 e 19 de novembro.
Representantes da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) estiveram presentes nas Conferências Estaduais. A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, que também participou de algumas etapas estaduais, lembra uma pesquisa realizada no início do ano, pela Fundação para a Inovação Política (Fundapol) da França. O relatório mostra a juventude brasileira como a segunda mais otimista do mundo em relação ao próprio futuro e a terceira a acreditar nas perspectivas do seu país, algo, segundo a secretária, confirmado nas Conferências Estaduais. "Foi uma ótima oportunidade. Os jovens de todos os estados responderam positivamente, marcando presença e trazendo contribuições importantes para a conquista dos desafios que temos pela frente”, afirma a secretária.
Jurimara Sousa e Daiane Castor (24 e 23 anos respectivamente) foram eleitas delegadas estaduais pela Bahia. Elas representam a Associação de Moradores do Povoado de Pixaba do município de Glória, interior do estado. Daiane vê na etapa nacional uma oportunidade de compartilhar com os jovens de todo o país a realidade da juventude rural. "Espero levar a voz do jovem rural até a capital do país, em especial da mulher. Em nossa cidade, jovens de 15 a 23 anos já se veem como adultos e muitos já são até pais. Tenho certeza que iremos contribuir para que existam ações que mudem essa realidade", declara Daiane.
Já para Jurimara, o objetivo maior na Conferência Nacional é compartilhar a experiência de que, quando o jovem é atuante, ele promove mudanças positivas na sociedade. "Como fruto da Conferência Municipal da cidade de Glória, conseguimos a aprovação da criação do Conselho Municipal de Juventude. Sabemos que são poucos os municípios que têm um conselho, queremos compartilhar essa experiência em Brasília", disse Jurimara.
No estado do Acre, Agleison Rodrigues, 28 anos, foi eleito delegado. Ele conta que tem uma grande expectativa para o encontro nacional. "Várias propostas que sugerimos foram aprovadas na etapa municipal e estadual, como a reativação dos Centros de Juventude. Pela experiência que tivemos no estado, vamos com uma expectativa muito boa para a Conferência Nacional", compartilha Agleison.