Notícias
19.10.2011 - Seminário regional dos ODM é realizado em Araçatuba e mobiliza cerca de 120 lideranças sociais
Crianças de escolas públicas de Araçatuba (SP) participaram na manhã desta quarta-feira (19) da abertura do seminário regional dos ODM com a apresentação de catira, dança regional que está sendo resgatada por meio do Projeto “Resgate da Cultura de Raiz”, desenvolvido pelas Secretarias de Educação e de Cultura.
Araçatuba é a segunda cidade brasileira a sediar o seminário regional dos ODM. Cerca de 120 lideranças sociais se reuniram para debater os processos de mobilização e municipalização dos ODM e o Prêmio ODM Brasil, cujas inscrições encerram-se no dia 31 de outubro.
O secretário Wagner Caetano (Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais – SEPPI) , que representou a Secretaria-Geral da Presidência da República, ressaltou que o Brasil cumpriu rigorosamente os compromissos assumidos com a ONU nos oito anos do governo Lula e que, agora, “o governo federal continua comprometido por meio de políticas públicas que estão sendo implementadas pela presidenta Dilma”. Ele destacou o Plano Brasil Sem Miséria e os Programas de Prevenção de Câncer de Mama, de Colo de Útero e o Rede Cegonha como exemplos dessas políticas públicas.
Wagner Caetano disse também que a participação social é elemento fundamental para a construção de políticas públicas e que o grande desafio das prefeituras é não perder as conquistas obtidas até agora.
O prefeito municipal Cido Sério disse que as metas do milênio são um grande desafio da humanidade para melhorar o mundo. “Falando assim parece que estamos dizendo que é para as pessoas cumprirem as metas. Mas estamos falando para nós mesmos. E é necessário mudar nós mesmos para melhorarmos o mundo”, disse. O prefeito ressaltou que trazer a discussão dos ODM para os municípios é muito importante, uma vez que “isso pode ser um motivo de transformação da vida do outro, daquele que não podia e que agora passa a poder e passa a fazer parte do Nós Podemos”.
Foram apresentadas também duas práticas premiadas pelo Prêmio ODM Brasil: a prefeitura de Penápolis (SP), com o projeto de hortas comunitárias, e a organização social Avape, que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Ambas as práticas foram ampliadas e melhoradas depois que receberam o Prêmio ODM Brasil.
Em Penápolis , segundo o prefeito João Luis dos Santos, já são 75 hortas comunitárias orgânicas que envolvem cerca de 8 mil pessoas da cidade. Já a Avape atende hoje a um milhão de pessoas com deficiência, sendo 20 mil já inseridas no mercado de trabalho e mais de 200 mil capacitadas. A organização trabalha hoje em rede, a Fenavape, que está implantada em várias cidades brasileiras.
Também participaram do evento Lenira Sônia Borget, representando os Conselhos Municipais; Maria Aparecida Udenal, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, e a vereadora Durvalina Garcia (PT). O evento contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, e do superintendente do Banco do Brasil, Claúdio José Oliveira Gomes.
O seminário serviu para mobilizar as lideranças e o resultado concreto foi a criação do Núcleo Nós Podemos Araçatuba, formado nesta quarta-feira, com a participação da sociedade civil e da Prefeitura Municipal de Araçatuba.