Notícias
03.08.2011 - Seminários estaduais marcam o lançamento da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil
Com a finalidade de divulgar a 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil – Prêmio ODM Brasil – e de debater com as organizações sociais e governos locais a importância das metas do milênio, serão realizados seminários em todos os estados brasileiros nos próximos dois meses. Quatro deles estão agendados para a segunda semana de agosto: Teresina (PI), dia 10; e Vitória (ES), Porto Velho (RO) e Palmas (TO) no dia 11.
O objetivo do Prêmio é estimular e reconhecer publicamente projetos exemplares das organizações sociais e de prefeituras implementados em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Podem ser inscritos projetos que atendam a um ou mais Objetivos. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br.
As práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). As melhores iniciativas serão premiadas, desde que atendam a alguns critérios, entre eles: contribuição para os ODM; impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.
O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
ODM – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com a finalidade de melhorar o mundo até 2015. São eles: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir sustentabilidade ambiental e Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.