Notícias
24.05.2011 - Encontro em Brasília reúne sociedade civil e governo para debater planejamento
Foto: Elza Fiúza/ABr
Os ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Miriam Belchior (Planejamento) abriram hoje (24/5), em Brasília, o Fórum Interconselhos que reúne representantes da sociedade civil, integrantes de conselhos e comissões nacionais, com o objetivo de debater o Plano Plurianual (PPA) para o período 2012 - 2015.
O ministro Gilberto Carvalho reiterou a determinação da presidenta Dilma Rousseff de que seu governo seja de forte participação social. O ministro convidou os integrantes dos conselhos nacionais ao exercício do diálogo no processo de debates. “O diálogo entre os representantes dos diversos setores traz enriquecimento ao processo que amplia a nossa cidadania e transforma a sociedade brasileira em sociedade justa e fraterna”, afirmou.
A ministra Miriam Belchior adiantou que o governo irá procurar, com este PPA, dar nova dimensão à função de planejar. Segundo ela, o foco da gestão pública será nas mudanças que a ação do governo provocará na vida do cidadão.Participaram ainda da abertura, o secretario nacional de Articulação Social/Secretaria-Geral, Paulo Maldos e a secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos/Ministério do Planejamento, Lúcia Falcón. O Fórum acontece até amanha (25/5), no Hotel Grand Bittar, em Brasília.
A programação prevê ainda plenárias, que serão apresentados os programas temáticos propostos pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MP, como o Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e os programas Energia Elétrica; e Agricultura Irrigada, entre outros.
Os relatórios produzidos pelo Fórum orientarão a formulação dos programas do PPA 2012-2015. Durante dois dias, serão realizadas reuniões plenárias e compostos grupos de trabalho para discussões específicas.
A sociedade civil organizada colaborou de forma efetiva no processo do PPA referente aos períodos 2004-2007 e 2008-2011. O Fórum Interconselhos do PPA pretende, além de continuar o processo de participação social no ciclo orçamentário, auxiliar para o aprofundamento e aperfeiçoamento das experiências anteriores.