Notícias
10.05.2011 - Governo federal prestigia XIV Marcha em Defesa dos Municípios
A XIV Marcha em Defesa dos Municípios, conhecida como a "Marcha dos Prefeitos", será realizada em Brasília entre os dias 10 e 12 de maio, no Hotel Royal Tulip Alvorada. Organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com a parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Marcha será aberta oficialmente às 17h desta terça-feira (10), com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, entre outras autoridades do governo federal. Segundo a CNM, o encontro reunirá mais de quatro mil gestores, que apresentarão suas reivindicações, mostrando as dificuldades vivenciadas pelas cidades brasileiras.
Já consolidada como o maior encontro de autoridades políticas do país, a Marcha deste ano pretende estabelecer o relacionamento do movimento municipalista com o novo governo federal. Além da Emenda Constitucional nº 29, que trata da saúde pública, entrarão na pauta assuntos de grande interesse dos municípios, como é o caso da divisão dos royalties do petróleo. O objetivo é avançar ainda mais na construção de um pacto federativo mais justo, capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, os gestores dos municípios situados na fronteira do país falarão de suas realidades, necessidades e desafios, além de apresentar o Observatório do Crack, proposta que visa estabelecer uma rede de enfrentamento ao crack e outras drogas. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o Observatório foi criado também para viabilizar o diagnóstico e acompanhamento das ações já desenvolvidas nessas regiões.
Este ano, os prefeitos contarão com um grande número de paineis temáticos, incluindo Educação, Saúde, Finanças Municipais, Contabilidade Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Também serão realizados o VI Fórum de Vereadores e o Painel do Comitê de Articulação Federativa. De acordo com Paulo Ziulkoski, os paineis servirão para esclarecer dúvidas e estimular a troca de experiências. Na sua opinião, a "Marcha é um espaço para luta, reivindicação e discussão, contribuindo para melhorar e facilitar a gestão dos municípios brasileiros".
A programação do Fórum e demais informações estão disponíveis no site http://www.marcha.cnm.org.br/