Notícias
26.01.2011 - Secretaria-Geral e governo de SC discutem parceria para implementação do Projovem Urbano
O secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili, e o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, receberam, na tarde desta quarta-feira (26), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para discutir a possibilidade de parceria com o governo federal para implementação do Projovem Urbano. O governador ressaltou que a política juvenil terá prioridade na sua gestão e afirmou que pretende ampliar a oferta de vagas do Projovem Urbano, atendendo pelo menos seis mil jovens este ano.
O secretário Rogério Sottili ressaltou que a preocupação do governo de Santa Catarina coincide com os objetivos do governo federal, lembrando que a juventude foi inserida, pela própria presidenta Dilma Rousseff, como um dos itens prioritários da agenda nacional.
No início da audiência, o secretário Beto Cury fez uma rápida explanação do Projovem Urbano, que de 2008 a 2010 beneficiou cerca de 500 mil jovens em 96 municípios e 22 estados. De acordo com o secretário, no próximo mês de agosto o governo iniciará uma nova etapa de matrículas, com a oferta de outras 158 mil vagas. O secretário destacou que iniciativas como o Projovem e outras que integram a política nacional de juventude só podem ser realizadas com a parceria efetiva dos estados e municípios.
O Programa é executado pela Secretaria Nacional de Juventude (vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República), por meio de convênio com os governos estaduais e municipais. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, o convênio é feito diretamente com as prefeituras e, nos municípios menores, com o governo estadual, que assegura a chegada do Programa às pequenas localidades.
O Projovem Urbano é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado. Com duração de 18 meses, destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O Programa combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que é pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas. O Projovem Integrado atua, ainda, com as modalidades Projovem Adolescente (MDS), Projovem Campo (MEC) e Projovem Trabalhador (MTE).
A audiência com o governo de SC contou, ainda, com a presença dos secretários estaduais de Planejamento e Articulação Nacional, Felipe Melo e Acílio Casagrande, do diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz de Souza; e do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Tonello. Ao final do encontro, foi acertado que o secretário Beto Cury irá a Florianópolis para a formatura de 700 alunos que concluíram o Projovem Urbano. Na ocasião será realizada uma nova reunião de trabalho para tratar da ampliação do Programa no estado.
Mais Informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria-Geral
(61) 3411.1407