Notícias
27.05.2010 - Fórum Mundial da Aliança de Civilizações debate democracia, boa governança e diversidade cultural
Brasília, 27/05/2010 – Começa nesta sexta-feira (28), no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o III Fórum da Aliança das Civilizações. Com o tema “Interligando culturas, construindo a paz”, o evento, que acontece até o próximo sábado (29), será aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula e contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo de cerca de 60 países, do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, além de integrantes de diversas delegações estrangeiras.
Durante os dois dias do encontro, serão realizadas 12 sessões temáticas de trabalho. O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa da sessão temática 1 - “Democracia, boa governança e diversidade cultural”, no dia 28. Os outros temas abordados são os seguintes: “Fortalecendo as mulheres por meio da educação”; “Como os meios de comunicação podem mudar as percepções do outro?”; “Vivendo juntos em sociedades urbanas”; “Os novos media: em direção a novas formas de advocacia social e participação”; “Direitos humanos, ética e solução de conflitos”; “A História como ferramenta de cooperação cultural”; “Emprego e redução da pobreza em tempos de crise”; “O diálogo de civilizações e a reorganização da ordem mundial”; “Os migrantes como agentes de mudança e de desenvolvimento”; “O Impacto Social da Alfabetização Mediática” e “O papel dos líderes religiosos na promoção do desenvolvimento humano e da paz”.
A Aliança de Civilizações é uma iniciativa do governo da Espanha, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. A iniciativa, que conta com a participação de 121 países e entidades internacionais, atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações. Em novembro de 2006, atendendo a convite da Espanha, o Brasil passou a integrar, formalmente, o Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações.