Notícias
30.04.2010 - Missão do governo federal, trabalhadores e empresários irá a Noruega para debater Diálogo e Participação Social
A partir desta segunda-feira, 3/5, uma missão brasileira formada por representantes do governo brasileiro, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, e entidades de trabalhadores e empresários estarão na Noruega cumprindo agenda bilateral em torno da pauta Diálogo e Participação Social. Na capital, Oslo, serão realizados seminários e encontros com autoridades norueguesas, como os ministros do Trabalho e Relações Exteriores e dirigentes das confederações de empresários e trabalhadores.
Além de promover o debate entre governos, entidades sindicais e empresariais de ambos os países sobre a importância do diálogo social na construção de políticas públicas, serão discutidas as formas de aprimorar este diálogo, visando o crescimento econômico sustentável, o desenvolvimento social e a promoção da agenda do trabalho decente.
A cooperação entre os dois países ganhou novo impulso com a missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Noruega em 2007, quando foi reafirmado o interesse do governo brasileiro na experiência norueguesa de diálogo social. As entidades sindicais e empresariais do Brasil e da Noruega já mantêm uma antiga relação de cooperação. Para fortalecer essa relação o Ministério das Relações Exteriores da Noruega propôs a criação do Fórum Brasil-Noruega sobre Diálogo Social.
O I Fórum Bilateral de Diálogo Social Brasil-Noruega foi realizado em outubro de 2009, em Brasília, com a participação de centrais sindicais e confederação de empresários brasileiros e noruegueses, com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Embaixada da Noruega no Brasil.
Integram a comitiva brasileira, pelo governo federal, o chefe da assessoria internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Martins, e as assessoras Ana Carla Leite de Almeida e Dirvany Gonçalves; pelo setor sindical, os dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Elisangela Araújo, Jasseir Fernandes e os representantes do Instituto Observatório Social, Aparecido Donizeti da Silva e Felipe Saboya. O setor empresarial estará representando pelos diretores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Emerson Casali e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Eliane Mattos.
Mais Informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria-Geral
(61) 3411.1407