Notícias
09.03.2010 - Conjuve dá posse a novos conselheiros para o biênio 2010/2011
Nesta quarta-feira (10/3), o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) dá posse aos novos conselheiros da sociedade civil, eleitos para o biênio 2010/2011. A solenidade acontecerá às 14h30, no Hotel San Peter, em Brasília. Pela manhã, às 10h, a pesquisadora do Ibase, Regina Novaes, apresentará a versão em português do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD "Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano", lançado no final do ano passado no Uruguai. Às 14h, será concedida entrevista coletiva, com a participação da pesquisadora, do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do representante residente do PNUD no Brasil, Eduardo Gutierrez, e do presidente eleito do Conselho.
A posse dos novos membros do Conjuve ocorre durante o II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, que reunirá cerca de 300 conselheiros estaduais e municipais entre os dias 10 e 12 de março. O Conselho Nacional de Juventude conta com 67 organizações distribuídas entre titulares e suplentes. A eleição dos novos representantes da sociedade civil ocorreu em uma assembléia pública, em dez/2009, que mobilizou centenas de entidades de todo o país. Nos próximos dois anos os conselheiros terão como desafio lutar pelo fortalecimento das políticas públicas de juventude.
O Regimento do Conselho estabelece que deve haver uma alternância nos mandatos de presidente e vice-presidente, assim, neste mandato (2010/2011), a presidência ficará com um representante do governo e, a vice-presidência, com a sociedade civil.
O Conjuve é composto de 20 cadeiras do poder público e 40 da sociedade civil. O órgão foi criado em junho de 2005 com a finalidade de formular e propor diretrizes para a promoção de políticas públicas de juventude, fomentar estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Estudo do PNUD - O estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento analisou a situação de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O relatório revelou que mais de 65 milhões de pessoas com essa faixa etária vivem nos quatro países e, apesar do nível educacional ser melhor do que em gerações anteriores, eles enfrentam grandes dificuldades de transição da escola para o mercado de trabalho.
Segundo uma das coordenadoras do relatório, a pesquisadora Regina Novaes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o trabalho é pioneiro, pois é a primeira vez que se faz uma pesquisa desse porte no âmbito do Mercosul. "É um estudo que compara as dificuldades e anseios entre estes jovens, além de servir de base para a criação de políticas comuns voltadas para eles".
O estudo considera também a existência de dificuldades que afetam negativamente as expectativas de futuro da juventude nesses países. Entre elas, destacam-se os altos níveis de exclusão, as restrições no mercado de trabalho, a evasão escolar, a violência e a permanência de importantes mecanismos de discriminação.
Serviço:
Dia 10 de março, quarta-feira (10/03)
Local: Hotel San Peter, Setor Hoteleiro Sul, Brasília (DF)
10h - Lançamento do Informe, em português, sobre Desenvolvimento Humano para o Mercosul 2009-2010 "Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano".
14h - Coletiva para a imprensa - Participantes: Regina Novaes (pesquisadora do Ibase e consultora do PNUD); Beto Cury (Secretário Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República); Eduardo Gutierrez (representante residente interino do PNUD no Brasil), e Presidente eleito do Conjuve.
14h30h - Posse da Nova Gestão do Conjuve - Mandato 2010/2011