Notícias
25.02.2010 - Federações mobilizam jovens do campo para festivais estaduais
Federações de Trabalhadores na Agricultura de cinco estados iniciaram esta semana a mobilização de lideranças jovens do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para os seus respectivos festivais da juventude rural, que serão realizados durante o mês de março.
Os festivais acontecerão em dois estados do Nordeste (Pernambuco e Ceará), dois do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) e um do Norte (Pará), no período de 5 a 20 de março. Terão duração de três dias, cada. E uma média de 300 participantes.
Todos os cinco festivais servirão para mobilizar as lideranças jovens e dirigentes sindicais para o 2º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em Brasília-DF, no período de 7 a 10 de junho, com previsão de reunir cerca de 5 mil jovens de todo o país.
Sucessão Rural - A secretária interina de Jovens da Contag, Ângela Maria Silva, explica que tanto esses como os outros festivais estaduais que estão programados para acontecer até junho, vão trabalhar nas oficinas e painéis o tema central do Festival Nacional da Juventude Rural: "Sucessão Rural - com terra, políticas públicas, meio ambiente sustentável, trabalho e renda".
Temas como educação, cultura, esporte e lazer para juventude do campo, além da questão do meio ambiente, crédito rural, políticas para mulheres, saúde do trabalhador, organização da produção, dentre outros também integram a programação dos eventos.
Além desses festivais, marcado para março, outros quatro estão agendados para o primeiro semestre deste ano: o de Minas Gerais, Paraná e o do Distrito Federal (todos em abril) e o do Rio Grande do Sul (em maio).
Este ano já foi realizado, em janeiro, o Festival Regional da Juventude Rural do Vale do Ribeira e Pontal, no Estado de São Paulo.
Fonte: Agência Contag de Notícias