Notícias
10ª edição da Caravana Federativa é aberta no Piauí
Foto: Gabriel Paulino/ Ascom Governo do Piauí
Teresina (PI), 20/06/2024 – Começou nesta quinta (20) no estado do Piauí a 10ª edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que leva aos estados brasileiros serviços oferecidos por Ministérios e órgãos públicos com objetivo de fortalecer o pacto federativo e otimizar a implantação de políticas públicas.
A Caravana Federativa Piauí acontece nos dias 20 e 21 de junho no Centro de Convenções de Teresina e é uma realização do governo federal em parceria com o governo do estado do Piauí e Associação Piauiense de Municípios (APPM). A ação conta com mais de 3 mil gestores públicos do estado inscritos e de 300 técnicos do governo federal.
A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Juliana Carneiro, do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e entre outras autoridades.
A secretária Juliana Carneiro abriu a cerimônia e destacou o trabalho de todos os servidores e colaboradores federais que fazem as Caravanas e vão aos estados atender ao comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é o de reconstruir as pontes com as prefeituras do país para que todos os municípios estejam com os processos adequados para receber os programas federais.
“Aqui estão todas as estruturas federais que tem relação com os municípios brasileiros, são mais 50 órgãos entre Ministérios, bancos, agências e autarquias. Nessa Caravana os prefeitos, secretários, assessores vão encontrar informações sobre como aderir a programas e auxílio para solucionar problemas que estejam impedindo que os programas federais cheguem às suas cidades”, disse. “Foi isso que fizemos nas outras nove edições, que contaram com cerca de 25 mil atendimentos para mais 1.500 prefeituras de todo o Brasil”.
A secretária também ressaltou a importância da presença do presidente Lula nesta edição, que será a primeira, pelo carinho, respeito e gratidão do presidente ao povo piauiense. O presidente participa do encerramento do evento nesta sexta (21).
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, salientou que a Caravana Federativa Piauí é o governo federal que saiu de Brasília para vir tratar dos interesses do estado. “Se tem algum convênio com problema, nós temos aqui todas as áreas do governo para darmos uma solução. O que vamos viver nesses dois dias marcará profundamente o processo democrático presente em toda federação”.
Rafael Fonteles, governador do estado do Piauí, salientou o esforço do presidente Lula em reforçar a relação do pacto federativo no Brasil.
“Louvo, mais uma vez, essa atitude grandiosa do presidente Lula de ter um comportamento estadista, republicano, que realmente valoriza as parcerias com os estados e municípios brasileiros, independente da coloração partidária”.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma iniciativa do governo federal realizada pela Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República que leva aos estados brasileiros atendimento a gestores locais que desejam ampliar ou regularizar a participação de seus municípios em programas da União.
A Caravana Federativa Piauí é a 10ª edição que, desde o ano passado, percorreu os estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá.