O que é gov.br?
O GOV.BR é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos.
Tudo começa pelo portal gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. A integração dos sites do Governo tornam o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais. Já são 624 domínios consolidados.
Tem alguma dúvida? Veja a série de perguntas abaixo e, caso não tenha encontrado o que procura, utilize os canais de atendimento abaixo nesta página.
Dúvidas Frequentes
- O que é o portal gov.br?
É um portal que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação do Governo Federal.
- O cidadão participa do gov.br?
Sim, ele pode avaliar os serviços do governo por meio de uma ferramenta interativa.
- Quem deve se adequar às regras do portal gov.br?
Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.
- Onde ocorrem as principais mudanças de domínio e migração de conteúdos?
Os principais tipos de conteúdo que são migrados são os de serviços, institucionais e de notícias. Os sistemas não são migrados.
- Haverá redução de gastos com o portal gov.br?
Sim. Com a centralização de cerca de 1.600 sites do Governo Federal, o portal gov.br vai gerar uma economia estimada de R$ 100 milhões ao ano, com custos de manutenção e desenvolvimento.
- Qual o benefício para o cidadão?
Com o portal gov.br, o cidadão vai economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários.
- O portal gov.br incorpora novas tecnologias?
Sim, o processo de evolução é contínuo, incorporando novas soluções que facilitem a vida do cidadão.
- Quais são os canais digitais que passarão pelo processo de unificação?
Todos os portais na internet e os aplicativos móveis que contenham informações institucionais, notícias ou prestação de serviços do Governo Federal.
- Quanto essa unificação vai demandar de investimento do Governo Federal?
Até o fim de 2020, o Governo Federal deve investir cerca de R$ 43 milhões no projeto do portal gov.br, com hospedagem, migração de conteúdos e atendimento.
- Tem alguma iniciativa semelhante que inspirou esse projeto do Governo Federal?
Os projetos mais relevantes internacionalmente têm sido observados e usados como referência. Nações como o Reino Unido, México e Uruguai, entre outros, já seguiram este mesmo caminho.
Conheça, na íntegra, o Decreto Nº 9.756, que Institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.