Aprendendo a Exportar
Promovendo os Produtos
|
|
A adoção de políticas de promoção comercial, pelos países, deve ser desenvolvida dentro dos padrões estabelecidos pelas organizações internacionais do comércio mundial, levando-se em conta que alguns modelos, principalmente aqueles ligados a promoção das exportações, têm reflexos diretos nas políticas de livre comércio estabelecidas, hoje, no contexto econômico mundial.
As políticas de promoção comercial, reconhecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), estão baseadas em diversas ações, tais como:
Para alcançar as metas estabelecidas nos programas de promoção comercial, é essencial a integração dos setores público e privado e a criação de mecanismos que atendam efetivamente às necessidades da classe empresarial. A promoção comercial nas empresas é parte do plano de marketing de exportação e tem como objetivo, por meio de diferentes métodos – formas diferentes de comunicação – informar, persuadir e lembrar os consumidores-alvos sobre a empresa e seu composto de marketing. Assim, o composto promocional depende do alvo da promoção, além de ser função do orçamento promocional disponível, da natureza do produto e do tipo de concorrência do mercado-alvo. Fonte: Apostila Treinamento em Comércio Exterior. MDIC/SECEX, p. 225 e 226. Para saber mais: => Sobre Acordos Comerciais, clique aqui => Sobre Preferências Tarifárias na Exportação, clique aqui => Sobre redução do imposto de importação no país de destino para mercadoria exportada => Sobre adequação de produtos => Sobre os Setores de Promoção Comercial do MRE (SECOMs) => Sobre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) |