Aprendendo a Exportar
Exposições e Feiras
|
|
Uma das formas mais eficazes de se estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar um representante e promover vendas é viajar para o exterior com o objetivo de conhecer este mercado mais de perto. Participar de feiras internacionais no Brasil e no exterior é também um meio eficaz de aproximação com o mercado que se quer conquistar. As feiras comerciais têm-se constituído num dos mais eficientes canais de contato. A feira é uma excelente oportunidade não só para manter contatos com potenciais clientes, como também para conhecer a realidade do mercado. “Antes de participar de um evento como expositor, é recomendável participar como visitante nas principais feiras do setor de seu interesse. Se bem organizada, esta visita poderá proporcionar aprendizado suficiente para uma participação bem-sucedida como expositor.” Observe sempre, entre outros aspectos:
As vantagens de participar de uma feira como expositor podem ser assim resumidas:
COMO PLANEJAR SUA VIAGEM? A viagem deve ser cuidadosamente planejada pela empresa, desde a escolha do profissional até o estudo dos costumes do mercado a ser visitado. É essencial a preparação da programação de visita, a elaboração prévia de agendas de compromissos, a confecção de catálogos, a seleção de amostras, a preparação das listas de preços e brindes promocionais. Antes de viajar, entre em contato com os potenciais clientes a serem visitados, de maneira que a visita pessoal seja a concretização de uma estratégia de aproximação, resultando na formalização de bons negócios. Especial atenção deve ser dada a aspectos, tais como:
Antes de decidir participar de uma feira como expositor, procure investigar:
Faça uma pesquisa sobre feiras nos seguintes sites: => Guia de Comércio Exterior e Investimento – Invest & Export Brasil => Feiras e Eventos Internacionais => APEX-Brasil |