Aprendendo a Exportar
Planejando a Exportação
|
|
Exportação: Consiste na saída temporária ou definitiva do território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes do país, a título oneroso ou gratuito. A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletir sobre os possíveis resultados decorrentes da decisão de exportar.
Ainda no planejamento:
Perceber as diferenças essenciais entre mercados-alvo é apenas o estágio da identificação como uma base para o planejamento de exportação. O outro estágio, onde a diferença entre o mercado doméstico e o internacional se torna visível, é na hora de definir qual será o marketing mix de exportação que sustentará e proporcionará o posicionamento de produto desejado. Kotler (2000) define o mix de marketing como o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix de marketing consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda do seu produto. As várias possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como os 4 Ps:
=> Clique na imagem abaixo para ver um vídeo sobre o tema Planejando a Exportação. Planejando a Exportação (duração 4min 29s) Para conhecer outros temas importantes que devem ser considerados no seu planejamento acesse os links a seguir: |