Aprendendo a Exportar
Pesquisa de Mercado - Tutorial
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Apresentamos a seguir o "Tutorial - Pesquisa de Mercado" que lhe ajudará a identificar o mercado-alvo de seu produto e responder a seguinte questão: - Para onde exportar?O tutorial é composto das três etapas apresentadas a seguir:Obs.: 1- Para acessar as etapas apresentadas clique sobre as mesmas. 2- No caso de usuários de celular, recomendamos visualizar com o aparelho na horizontal para acessar os links vinculados às etapas. => Para saber mais sobre Pesquisa de Mercado, clique aqui O que você aprenderá neste tutorial:=> Primeira etapa- aprenderá o que é classificação e nomenclatura de mercadorias e como classificar sua mercadoria no mercado internacional, segundo o Sistema Harmonizado (SH) e a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM . => Segunda etapa- Identificação de mercados potenciais. Nesta etapa você aprenderá: 1) Como utilizar a ferramenta Comex Stat, disponibilizada pelo Ministério da Economia, para saber o valor e a quantidade das exportações de determinado produto em determinado período; o destino das exportações de determinado produto (para qual país ou bloco); a origem (estado e município) das exportações de determinado produto; a pesquisar a série histórica das exportações de determinado produto para determinado país ou bloco. 2) Como utilizar a ferramenta Trade Map, disponibilizada pelo International Trade Centre (ITC), para saber o valor das importações mundiais do seu produto, qual o principal país importador e respectivo valor importado em determinado período de tempo; as quantidades e os preços médios das importações mundiais de determinado produto; quais foram os valores das exportações mundiais do seu produto em determinado período e qual foi a participação do Brasil; qual foi o principal país fornecedor do seu produto no mercado internacional; verificar no Trade Map a existência de empresas importadoras de seu produto cadastradas. => Terceira etapa- Informações sobre o mercado selecionado. Nesta etapa você aprenderá: 1) Aprenderá o que são Barreiras Comerciais e a utilizar a ferramenta Market Access Map do International Trade Centre (ITC), para pesquisar as tarifas aplicadas a determinado produto pelo país importador; a existência de medidas de Defesa Comercial em vigor para seu produto no principal país importador; a existência de medidas não-tarifárias adotadas para seu produto no principal país importador; 2) Aprenderá a levantar informações adicionais sobre o país escolhido e a existência de estudos de mercado para seu produto ou setor e, com base nas informações levantadas, poderá concluir qual país oferece as melhores perspectivas para exportação do seu produto. 3) Aprenderá a verificar a existência de empresas estrangeiras importadoras de seu produto a partir do Trade Map, do Invest & Export Brasil e do ConnectAmericas e, também, como obter informações sobre feiras voltadas para o setor de seu produto. 4) Aprenderá a utilizar a ferramenta Standards Map do International Trade Centre (ITC) para pesquisar as Certificações Voluntárias (Voluntary Standards) disponíveis para seu produto para determinado mercado. As certificações, em alguns casos, podem agregar vantagens competitivas ao produto. 5) Aprenderá a verificar o "Índice de Desempenho Logístico" (LPI) do Banco Mundial para o país para o qual planeja exportar o seu produto. Por intermédio deste Índice você poderá verificar em que posição se situa o país destino de suas exportações em relação aos demais no que se refere a aspectos importantes como a eficiência da aduana e agências de controle de fronteiras quanto à velocidade e previsibilidade das formalidades; qualidade da infraestrutura de comércio e transporte do país como portos, ferrovias, estradas, tecnologia da informação; facilidade de encontrar preços competitivos para embarques internacionais; competência logística; habilidades para o rastreamento de mercadorias e pontualidade da chegada dos embarque ao destino. 6) Aprenderá a consultar avaliações de risco país, que consiste em um fator que poderá impactar a segurança de suas negociações, o custo dos seguros, influenciar a modalidade de pagamentos a ser escolhida e o Incoterm a ser utilizado, entre outros fatores, por isso é importante considerar o risco-país no processo de identificação do seu mercado-alvo e no processo de negociação. => Clique na imagem abaixo para ver o vídeo Pesquisa de Mercado (o vídeo tem uma duração de 4min 43s e abrirá em uma nova janela): Pesquisa de Mercado |