O risco país consiste em um fator que pode impactar a segurança de suas negociações, custo dos seguros, influenciar a modalidade de pagamentos a ser escolhida e o Incoterm a ser utilizado, entre outros fatores, por isso é importante considerar a avaliação de risco-país no processo de identificação do seu mercado-alvo e no processo de negociação.
O risco país abrange risco de transferência e conversibilidade (ou seja, o risco que um governo impõe ao capital ou controles cambiais que impedem uma entidade de converter moeda local em moeda estrangeira e / ou transferência de fundos para credores localizados fora do país) e casos de força maior (por exemplo, guerra, expropriação, revolução, distúrbios civis, inundações, terremotos). Maiores informações sobre este tema podem ser obtidas no site da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE.
Para acessar o mapa de avaliações de risco país clique na imagem a seguir. Esta fonte de informações é disponibilizada no site da ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos de Garantidores e Garantias S.A.), entretanto, existem outras fontes disponíveis na Internet. Caso deseje obter informações complementares e conhecer outras avaliações de risco, recomendamos que realize uma pesquisa na Internet utilizando as palavras chaves : "country risk"; "export transactions commercial risks"; "country risk assessment".
Outros conteúdos desta terceira etapa:
=> Aprender o que são Barreiras Comerciais
=> Aprender a localizar estudos de mercado para seu produto ou setor
=> Aprender a localizar empresas importadoras de seu produto
=> Aprender a utilizar a ferramenta Standards Map
=> Aprender a verificar o Índice de Desempenho Logístico (LPI) do Banco Mundial
=> Terceira etapa (Obter informações sobre o mercado selecionado)
=> Segunda etapa (Identificar Mercados Promissores)
=> Primeira etapa (Identificar seu Produto no Mercado Internacional)
=> Início
|