Algumas curiosidades e fatos históricos relacionados ao comércio exterior no Brasil
1921 – 1930
1921
Chegam ao Rio de Janeiro os despojos mortais do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina (8 de janeiro). Foram sepultados provisoriamente na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Em 5 de dezembro de 1939 foram transferidos para o Panteão da Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.
Repressão à liberdade de expressão (17 de janeiro). Lei 4.269 visa a repressão ao movimento anarquista. Prevê restrições e penalidades à imprensa. O governo dela faz uso para cercear a liberdade de expressão e reprimir o movimento operário, bem como sociedades civis no geral. Introduz, pioneiramente, a pena privativa de liberdade.
Início dos choques entre comunistas e fascistas na Itália (27 de fevereiro).
Autorização de Lênin para implementar a Nova Política Econômica (NEP) 12 de março.
Tratado de Riga (12 de março). Fim da guerra civil na Rússia.
Implementação do novo plano de valorização do café, o terceiro (março).
Fundação do Partido Comunista da China (23 de julho).
Episódio das cartas falsas (9 de outubro). O jornal Correio da Manhã publica duas missivas tributadas ao candidato da situação nas eleições presidenciais Artur Bernardes com conteúdo de teor ofensivo às forças armadas. O objetivo é inflamar a rebeldia dos tenentes, jogar as Forças Armadas contra a situação com o fito de impedir a eleição de Artur Bernardes.
Abertura da Conferência Naval de Washington (29 de outubro).
Carteira de Redesconto. Reagindo à crise monetária de 1919-1920, o Governo cria órgão atuante junto ao Banco do Brasil com o fito de estabilizar o volume de meios de pagamento.
Prejuízos à terceira valorização do café. Prejudicada pelas políticas de redução dos déficits orçamentários, estabilização monetária e valorização da taxa de câmbio, adotadas entre 1923-1925.
Balança comercial. Exportações de 1.709.722 contos de réis e importações de 1.689.839 contos de réis. Saldo positivo de 19.883 contos de réis.
1922
Exigência de continuidade da “Política de Portas Abertas” da China (6 de fevereiro). Por meio de tratado, nove potências ocidentais exigem tal medida.
Abertura da Semana de Arte Moderna, em São Paulo (13 de fevereiro). Evento de efeitos duradouros na cultura brasileira, provoca fascínio e escândalo na época.
Fim do protetorado inglês no Egito (28 de fevereiro). Fuad I, rei do Egito.
Congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB) (25 de março). Seu nome é alterado para Partido Comunista Brasileiro na conferência nacional de agosto de 1961 com o fito de facilitar o registro eleitoral e sua legalização.
Eleição para presidente da República (março). Pelo calendário eleitoral da Primeira República brasileira, as eleições presidenciais ocorrem em março e a posse no dia 15 de novembro (data da proclamação da República). Em 1922, o mineiro Arthur da Silva Bernardes é eleito em eleições diretas.
Eleição de Stalin para secretário-geral do PCUS (2 de abril).
Fechamento do Clube Militar (2 de julho). O presidente da República ordena a medida que atiça ainda mais os ânimos revoltosos da oficialidade, inclusive pelo fato de ser ordenada a prisão do presidente do clube, o ex-presidente da República Hermes da Fonseca, que fica detido de julho a janeiro do ano seguinte, 1923.
Revolta Tenentista (5 de julho). Oficiais do Forte de Copacabana e cadetes da Escola Militar de Realengo, Rio de Janeiro, se revoltam contra as medidas do presidente Epitácio Pessoa e se rebelam. No dia 6, são cercados por tropas legalistas e quase todos se rendem.
Os 18 do Forte, Levante do Forte de Copacabana (7 de julho). Os tenentes sublevados do Forte de Copacabana que decidiram resistir resolvem sair do forte para dar combate às tropas legalistas. Lutam até a morte na praia de Copacabana. Só dois combatentes sobrevivem; o comandante da revolta, tenente paulista Antônio de Siqueira e o carioca Eduardo Gomes. O episódio marca o início da fase revolucionária do fenômeno que passa para a História como tenentismo.
Fundação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino por Berta Lutz (9 de agosto).
Inauguração da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência (7 de setembro). A abertura da Exposição dá início às comemorações do Centenário da Independência. Para as celebrações fora convidado o então viúvo da princesa Isabel, Conde D’Eu, que morre no navio a caminho (28/8).
Marcha sobre Roma (27 de outubro). Comandada por Benito Musoloni, impõe o fascismo na Itália.
Assunção de Mussolini ao poder (29 de outubro).
Posse do presidente da República, Arthur Bernardes (15 de novembro). O governo de Arthur Bernardes (1922-1926) é marcado por instabilidade política provocada pelas chamadas revoltas tenentistas e avanço do movimento operário. Governa praticamente o tempo todo sob estado de sítio.
Criação da União das Repúblicas Socialistas Soviética, URSS (30 de dezembro).
Eleições para presidência da República. Artur Bernardes é eleito presidente.
Intervenção federal. Intervenção é deflagrada por conflito armado em Pernambuco.
Balança comercial. Exportações de 2.332.084 contos de réis e importações de 1.652.630 contos de réis. Saldo positivo de 679.454 contos de réis.
1923
Estado de sítio (1º. de janeiro). O presidente da República declara estado de exceção até 30 de abril do mesmo ano (1923) no Distrito Federal e no Estado do Rio de Janeiro.
Intervenção federal no Rio de Janeiro (10 de janeiro). Em virtude da crise política decorrente da manifestação oposicionista.
Publicação do Manifesto da Poesia Pau-Brasil do modernista Oswaldo de Andrade (24 de março).
Lênin deixa o poder (março).
Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (24 de abril). Primeira radiodifusora do Brasil entra no ar.
Novo crédito ao Governo Federal (junho). Antecipa-se crédito ao Governo da receita do Banco do Brasil com o fito de financiar gastos públicos.
Mustafá Kemal torna-se presidente da Turquia (29 de outubro).
Novo cerceamento à liberdade de expressão, “Lei Adolfo Gordo” (31 de outubro). Lei nº. 4.743 tem como alvos principais anarquistas e comunistas; visa também a imprensa. Introduz a censura prévia.
Putsch da Cervejaria (9 de novembro). Adolf Hitler e um grupo de nazistas partem da cervejaria Buergerbräukeller,em Munique, para tentar dar um golpe e destituir o governo da Baviera e, então, realizar a “marcha sobre Berlim”. Malogro total.
Prisão de Hitler após tentativa de golpe em Munique (12 de novembro). Condenado a cinco anos, cumpre 8 meses de pena. Na prisão escreve a primeira parte do seu livro Mein Kampf (Minha Luta).
“Pacto de Pedras Altas” (14 de dezembro). Os partidários de Borges de Medeiros e de Assis Brasil chegam a um acordo no Rio Grande do Sul. Os primeiros empenham a palavra na não reeleição de Borges de Medeiros (se ocorresse seria a sexta) e os últimos acatam o mandato que se iniciara em janeiro. Com o pacto tem fim a chamada “Revolução Libertadora”.
Hiperinflação na Alemanha. No início de janeiro, um dólar vale 120 bilhões de marcos; no fim do mês chega a valer 4 trilhões de marcos. A imagem emblemática é a charge de um trabalhador, que quer comprar uma maçã, correndo com um carrinho de construção cheio de notas de marco. Mas, quando chega até o quiosque o preço já aumentou e ele não consegue mais comprar a fruta.
Medidas de contenção e regularização do mercado cambial. O Governo corta despesas e reduz o déficit orçamentário. Contrai o ritmo de expansão e reduz o volume dos meios de pagamento. Regulariza o mercado de câmbio.
Autorização a empréstimos. O legislativo permite o Governo a tomar empréstimos a fim de consolidar a dívida pública federal.
Máxima desvalorização da taxa de câmbio.
Aumento da arrecadação do Governo Federal. Resultante das medidas adotadas para regularização do mercado cambial.
Política de câmbio. A política da Carteira de Câmbio do Banco do Brasil, a despeito da limitação das valorizações no mercado cambial, não surte efeito e a taxa continua a crescer, o que coloca os preços da produção da indústria interna em desvantagem com os importados; em outras palavras, o câmbio não funciona como barreia à importação e, por conseguinte, como incentivo à industrialização.
Balança comercial. Exportações de 3.297.033 contos de réis e importações de 2.267.159 contos de réis. Saldo positivo de 1.029.874 contos de réis.
1924
Interdição da imigração japonesa nos Estados Unidos (1º de janeiro).
Abolição do kalifado na Turquia (4 de março).
Introdução de cotas de imigrantes nos Estados Unidos (26 de maio).
Tratado sino-soviético (31 de maio).
Mussolini torna-se ditador (10 de junho).
Segundo 5 de julho, revolta tenentista em São Paulo (5 de julho). Em homenagem ao episódio do Levante do Forte de Copacabana do ano 1922 escolheu-se a data de 5 de julho. Tropas se sublevam na cidade de São Paulo e tomam a cidade. No dia 27 de julho, o Exército derrota os revoltosos; os rebeldes abandonam a cidade e se retiram para o interior. Um contingente das forças rebeldes se dirige para o Paraná e termina por dar origem à Coluna Miguel Costa – Luís Carlos Prestes. Pauta de reivindicação dos rebeldes: voto secreto, renúncia do presidente Arthur Bernardes, obrigatoriedade do ensino fundamental, descentralização do poder.
Execução do Plano Dawes (16 de julho – 16 de agosto). Plano de recuperação da economia alemã.
Rebelião no Primeiro Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (28 de agosto). No comando dos rebeldes encontra-se Luís Carlos Prestes. Objetivo é depor o presidente da República, Arthur Bernardes. Prestes se junta no Paraná com as tropas paulistas e forma o que inicialmente é a Coluna Miguel Costa – Prestes.
Início da epopeia da Coluna Prestes (27 de dezembro)
Representação brasileira na Liga das Nações. Criada a Delegação Permanente do Brasil junto à Liga das Nações. O chefe é Afrânio de Melo Franco, que tem a prerrogativa de embaixador.
Alta dos preços do café. De 1924 até a crise mundial de 1929, o preço internacional do café conhece as mais altas cotações. Os recursos arrecadados destinam-se, primordialmente, ao pagamento dos compromissos da dívida externa e à estabilidade monetária.
Companhia Brasileira de Cimento Portland. Instalada em São Paulo, o capital majoritário da empresa é canadense.
Balança comercial. Exportações de 3.863.554 contos de réis e importações de 2.789.557 contos de réis. Saldo positivo de 1.073.997 contos de réis.
1925
Fascismo torna-se partido único na Itália (3 de janeiro). Mussolini anuncia o estabelecimento do totalitarismo.
Inauguração da fábrica da General Motors, em São Paulo (26 de janeiro).
Inicio da insurreição kurda contra Mustafá Kamal na Turquia (28 de fevereiro).
Libra esterlina novamente convertida em ouro (abril).
Primeiro feriado do Primeiro de Maio no Brasil (1. de maio). Decreto presidencial institui o feriado.
Início da evacuação das tropas francesas da região do Ruhr na Alemanha (1 de julho).
Início da Conferência de Locarno, na Suíça (5 de outubro). Debate a questão do novo status quo territorial da Europa e propõe um “pacto de segurança” que assegura a não reocupação da Alemanha, que, por seu turno, reconheceria os seus novos limites. A Alemanha não aceita reconhecer as fronteiras orientais. Seu produto final é o chamado Pacto de Locarno.
Assinatura do Tratado de Locarno (1 de dezembro). Assinado em Londres. Tentativa de estabelecer um “pacto de segurança”, renúncia à guerra, entre as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial, o Japão e os novos países surgidos na Europa e a Alemanha. Somente depois de assumir o “espírito de Locarno”, ou seja, depois de assiná-lo, a Alemanha é admitida na Liga das Nações. Só entra em vigor após a entrada da Alemanha na Liga das Nações.
Primeira corrida de São Silvestre, em São Paulo (31 de dezembro).
Publicação da obra de Hitler Minha Luta (Mein Kampf).
Criação do Instituto do Café do Estado de São Paulo.
Campanha norte-americana contra a valorização do café (agosto). Hebert Hoover encabeça campanha norte-americana contra a política brasileira de valorização do café.
Balança comercial. Exportações de 4.021.965 contos de réis e importações de 3.376.832 contos de réis. Saldo positivo de 645.133 contos de réis.
1926
Golpe de Estado e instituição da ditadura em Portugal (28 de maio). O golpe é comandado pelo general Gomes Costa. Passa para a História como Revolução de 28 de Maio de 1926, Golpe de 28 de maio de 1926, ou Movimento do 28 de Maio de 1926. Põe termo à Primeira República Portuguesa e implanta a chamada Ditadura Nacional, que após a Constituição de 1933 passa a ser chamada Estado Novo.
Novo empréstimo externo (maio). O Brasil consegue, em Nova York, novo empréstimo de US$ 60 milhões.
Emenda Constitucional (3 de setembro). Promulgada a reforma da Constituição de 24 de fevereiro de 1891. Iniciativa do governo com o fito de enfrentar o tenentismo. Introduz limite do direito ao habeas corpus e mais poderes para o Governo Federal que passa a ter mais autonomia para decretar estado de sítio e intervir nos estados.
Posse do presidente Washington Luís (15 de novembro). Primeiras medidas: tentar suspender o estado de sítio e nomear Getúlio Vargas, político do emergente Estado do Rio Grande do Sul, ministro da Fazenda. Intenção é reforçar a aliança com aquele Estado.
Cerco contra Lampião (28 de dezembro). Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia firmam um convênio com o fito de combater Lampião.
Tratado de Berlim. Declaração de amizade entre a Alemanha e a URSS.
Agravamento do déficit público.
Introdução de nova reforma monetária. Metas são o estabelecimento de uma nova paridade ouro para o mil réis e a estabilização do câmbio.
Criação da Caixa de Estabilização. Iniciativa no âmbito da política de proteção do café, com o fito de sustentar o câmbio.
“Saneamento monetário” (18 de dezembro). Decorrente do agravamento da crise interna e amparada pela Lei 5.108, a Caixa de Estabilização quebra o padrão monetário e a estabilização do câmbio fazendo-se uso dos antigos mecanismos da extinta Caixa de Conversão (1919)
Balança comercial. Exportações de 3.190.559 contos de réis e importações de 2.705.553 contos de réis. Saldo positivo de 485.006 contos de réis.
1927
Reconhecimento do PCB (1º de janeiro). O Partido Comunista do Brasil, com o fim do estado de sítio, passa a atuar na legalidade.
Dissolução da Coluna Prestes (4 de fevereiro). Os membros da Coluna Prestes se asilam na Bolívia. Não venceram nem foram derrotados. Percorreram cerca de 25 mil km do território brasileiro no lombo de animal.
Aprovação da Constituição fascista Carta del Lavoro, na Itália (21 de abril).
Fundação da Central Geral do Trabalho, CGT (27 de abril). A CGT é criada pelo Congresso Operário Sindical, no Rio de Janeiro.
Eleição de Júlio Prestes para a presidência do estado de São Paulo (julho).
Concessão do voto feminino no Rio Grande do Norte (25 de outubro). Pioneiramente, o Estado do Rio Grande do Norte concede o direito de voto à mulher por meio da Lei nº. 660, que institui o direito de voto “sem distinção de sexo”. A maioria dos países ainda não tinha instituído o voto feminino. Essa medida reforça a campanha pelo voto feminino no Brasil.
Registro da primeira eleitora brasileira (22 de novembro). Celina Guimarães Viana vem a ser a primeira eleitora inscrita, oficialmente, em lista de eleitores na América do Sul. O feito se passa em Mossoró, no Rio Grande do Norte, quando, em 25 de novembro de 1927, a professora Celina dá entrada numa petição requerendo a inclusão de seu nome na lista de eleitores do município. Concomitantemente, outras mulheres também solicitam suas inscrições como eleitoras em diferentes municípios do Rio Grande do Norte, inclusive no mesmo dia que Celina; entretanto sua petição é a primeira a ser deferida; aliás, o foi no mesmo dia.
Retomada do pagamento integral da dívida externa.
Aumento do déficit público.
Diminuição dos gastos com políticas públicas.
Negociação da dívida pública. Objetivo é consolidá-la.
Balança comercial. Exportações de 3.644.118 contos de réis e importações de 3.273.163 contos de réis. Saldo positivo de 370.955 contos de réis.
1928
Getúlio Vargas assume o governo do Rio Grande do Sul (25 de janeiro).
Deportação de Trotsky para a Sibéria (janeiro).
Primeiro voto feminino no Brasil (5 de abril). Nas eleições municipais de 1928, as primeiras eleitoras brasileiras vão às urnas em algumas cidades do Rio Grande do Norte, primeiro Estado brasileiro a facultar o direito de voto à mulher.
Primeira prefeita eleita no Brasil (5 de abril). Alzira Soriano é eleita prefeita do município de Laje, no Rio Grande do Norte. Sua candidatura tem a influência de Berta Lutz, que em viagem àquele Estado sensibiliza o pai de Alzira, no sentido de acatar a candidatura da filha. O feito é pioneiro, também, na América do Sul.
Inauguração da rodovia Rio de Janeiro-São Paulo (5 de maio). Atual Rodovia presidente Dutra.
Pacto Briand Kellogg (27 de agosto). Assinado em Paris. Pacto multinacional, inicialmente firmado por 15 signatários, termina por abranger 62 países. O “espírito do Pacto de Briand Kellogg” intenta ser “instrumento de política nacional em suas relações mútuas”. Tem como meta proscrever e proibir a guerra como meio de se fazer política. Legado: não acaba com os conflitos bélicos, mas gera um arcabouço que fundamenta o direito internacional no quesito “crime contra a paz”, no que vem a ser base para muitos julgamentos no Tribunal de Nürnberg.
Introdução do Primeiro Plano Quinquenal na URSS (1º de outubro).
Veto de Minas Gerais à proposta da candidatura de Júlio Preste à presidência da República (10 de novembro). Consulta previa ao nome do presidente de São Paulo, leva à primeira grave discordância no âmbito da política “café-com-leite”, que sempre impõe os nomes dos candidatos à presidência de forma alternada. Pelo jogo político, aquela era a vez de Minas indicar o candidato.
Descoberta do efeito antibiótico da penicilina. Alexander Fleming faz, casualmente, a descoberta que mais tem salvado vidas humanas.
Balança comercial. Exportações de 3.970.273 contos de réis e importações de 3.694.990 contos de réis. Saldo positivo de 275.283 contos de réis.
1929
Exílio de Trotsky (31 de janeiro).
Acordo de Latrão (11 de fevereiro). Firmado entre Mussolini e o papa Pio XI. Cria o Estado do Vaticano. Põe termo à questão envolvendo o papado e o Estado italiano que se desdobrava desde a unificação da Itália (os papas, desde então, se consideravam prisioneiros no Vaticano).
Apresentação do programa da Aliança Liberal (20 de setembro). A agremiação lança Getúlio Vargas candidato à presidência para as eleições de 1930.
Indicação de Júlio Prestes como candidato situacionista à presidência da República (12 de outubro).
Quinta-feira negra, crise na bolsa de Valores de Nova York (24 de outubro). Início da crise econômica mundial.
Crack na Bolsa de Nova York (29 outubro). Instala-se uma crise econômica que se amplifica e se espalha pelo mundo; sua duração se prolonga até 1933. A crise gera a chamada Grande Depressão, a maior do século XX, com repercussão em todos os setores. Os efeitos sociais da crise são trágicos.
Ultimato de Gandhi à Inglaterra (dezembro). O líder pacifista requer o estato de domínio para a Índia.
Superprodução brasileira de café. Super oferta por um lado, por outro diminuição da procura e contração do comércio internacional. Queda das exportações gera recessão.
Contração de meios de pagamento. Medida acautelatória face à tendência de queda do preço do café e prenúncio de crise no setor cambial.
Política Monetária face à crise. O Governo brasileiro segue cartilha ortodoxa e faz corte nas despesas, contrai os meios de pagamento e assume o controle das operações cambiais.
Balança comercial. Exportações de 3.860.482 contos de réis e importações de 3.527.738 contos de réis. Saldo positivo de 332.744 contos de réis.
1930
Fundação do Partido Comunista da Indochina por Ho Chimin (3 de fevereiro).
Início da revolta de Princesa, no sertão da Paraíba (24 de fevereiro). O coronel José Pereira, adversário político de João Pessoa e que apoiara Júlio Prestes nas eleições presidenciais de março, inicia uma revolta contra o governo estadual. Em represália, o governo ordena invasões de escritórios e apreensão de material. A publicação de cartas pessoais do advogado João Dantas causa um escândalo e motiva esse a assassinar o presidente da Paraíba. O episódio é usado pelos membros da Aliança Liberal para instigar os ânimos revoltosos que deságuam na Revolução de outubro.
Início da “Marcha para o Mar” (12 de março). Campanha de Gandhi contra o imposto sobre o sal.
Nacionalização do petróleo no México (18 de março).
Manifesto de Luís Carlos Prestes em adesão ao comunismo (20 de maio). No documento, Prestes repudia a Aliança Liberal.
Evacuação da Alemanha (30 de junho). Após 17 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, últimas tropas de ocupação deixam o território alemão.
Morte de João Pessoa, estopim da Revolução de 1930 (26 de julho). A conspiração dos revolucionários ganha alento com a revolta pelo assassinato do presidente da Paraíba e candidato a vice-presidente na chapa derrotada nas eleições presidenciais de março. O corpo é trasladado para o Rio de Janeiro com escalas em várias cidades. Por onde passa, o cortejo fúnebre é alvo de grandes manifestações de comoção popular.
Eleições a presidente (março). São candidatos: Júlio Prestes, candidato da situação, e Getúlio Vargas, da oposição. Vence o candidato do presidente Washington Luís.
Deflagração da Revolução de 1930, no Rio Grande do Sul (3 de outubro).
Deposição e prisão do presidente da República, Washington Luís, no Rio de Janeiro (24 de outubro). Uma junta militar dá o golpe de estado e assume o poder.
Monopólio cambial do Banco do Brasil (Outubro). Decreta-se o monopólio cambial do Banco do Brasil. A medida é abolida pelo novo governo revolucionário.
“Trimestre de choque” (outubro-dezembro). Rebeliões contra a coletivização forçada na Rússia.
Assunção da Getúlio Vargas ao poder (3 de novembro). Vargas, líder civil da Revolução de 1930, chega em comboio à Capital Federal e assume o Governo Provisório.
Exílio de Washington Luís (21 de novembro). Embarca para a Europa para cumprir um exílio de 17 anos.
Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (26 de novembro). Primeiro ministro é o gaúcho Lindolfo Collor.
Ameaças ao equilíbrio orçamentário. Dois fatores levam, em primeira linha, o equilíbrio das contas públicas: redução do volume e da receita das exportações do principal produto, o café.
Monopólio cambial do Banco do Brasil (Outubro). Decreta-se o monopólio cambial do Banco do Brasil. Porém, com a transição de Governo, a medida é abolida.
Extinta a Caixa de Estabilização.
Queda em volume de meios de pagamento em 15%. Devido à grande redução dos depósitos à vista e à retirada do mercado de 720 mil contos em notas de Caixa de Estabilização, por ocasião da crise cambial, reduz-se em 15% o volume dos meios de pagamento.
Crescimento da importância do algodão na pauta de exportação.
Decretado, pelo Governo Provisório, feriado bancário de 120 dias.
Balança comercial. Exportações de 2.907.354 contos de réis e importações de 2.343.705 contos de réis. Saldo negativo de 563.649 contos de réis.
Balança comercial da década. Exportações totais de 32.797.144 contos de réis com média anual de 3.279.714 contos de réis. Importações totais de 27.321.166 contos de réis com média anual de 2.732.117 contos de réis.
Principais produtos de exportação da década. Café (69,6%), peles e couros (4,6%), borracha (2,5%), algodão (2,4%), açúcar (1,4%) e demais (19,5%).
Fonte: MENEZES, Albene Miriam F. et al.. 20 Anos da SECEX e 200 Anos de Comércio Exterior. 1a edição. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior-MDIC, 2010.
Para Saber mais sobre o Comércio Exterior neste período da história:
=> Saiba mais (1921 – 1930) – Contexto de Recrudescimento do Comércio Internacional
|