Aprendendo a Exportar
Frete Marítimo
|
|
A tarifa do frete marítimo é composta basicamente dos seguintes itens: frete básico: valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria (cubagem), prevalecendo sempre o que propiciar maior receita ao armador; Ad-valorem Percentual que incide sobre o valor FOB da mercadoria. Aplicado normalmente quando esse valor corresponder a mais de US$ 1000 por tonelada. Pode substituir o frete básico ou complementar seu valor; Sobretaxa de combustível (buker surcharge) Percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível; Taxas para volumes pesados (heavy lift charge) Valor de moeda atribuído às cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg), exijam condições especiais para embarque/desembarque ou acomodação no navio; Taxas para volumes com grande dimensões (extra lenght charge) Aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros; Sobretaxa de congestionamento (port congestion surcharge) Incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios; Fator de ajuste cambial - CAF (currency adjustment factor) Utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte-americano; Adicional de porto Taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota. |