Aprendendo a Exportar
Contêineres
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O contêiner (do inglês container ) ou contenedor consiste em um recipiente (cofre de carga) que tem a finalidade de possibilitar o transporte em segurança de mercadorias de natureza variada, de modo inviolável e rápido. A resistência é uma das principais características, pois são projetados para uso repetitivo e continuado. Fabricados com aço corten, uma liga muito mais resistente à corrosão que o aço comum, resistem às intempéries sem comprometer a sua estrutura e carga. Foram projetados para facilitar o seu carregamento, transporte e movimentação nos terminais de carga, por isso, precisam ter medidas padronizadas de modo a serem compatíveis com os equipamentos necessários para sua fixação, deslocamento e com os variados modais de transporte. As formas e características dos contêineres são estabelecidas por normas (ISO 668:2013). Além da padronização existem, também, regulamentos internacionais que visam a segurança nas operações com contêineres (IMO-CSC). Existem diversos modelos de contêineres, adequados a variados tipos de cargas. As medidas dos contêineres foram originalmente estabelecidas em pés (ft ou ') e polegadas (''). A largura é fixada em 8 pés (2.438 mm), as demais medidas podem variar entre os diversos tipos existentes. O modelo mais comum é o denominado Dry Box (standard container) de 20 ou 40 pés de comprimento (6,058 m ou 12,192m) e destinam-se ao transporte de mercadorias e carga seca. Existem vários outros modelos com diferentes finalidades como, por exemplo o High Cube, que é similar ao Dry Box (standard container), só que com maior altura (304 mm a mais na altura). Existem contêineres refrigerados (Reefer) para transporte de cargas perecíveis, o Ventilado, para mercadorias que necessitem de alguma circulação de ar para manter a sua conservação, como café, cacau, sementes e outras similares; o Open Top para cargas que por suas características não podem ser carregados através das portas e precisam ser carregadas por cima, o Tanque (para transportes de líquidos a granel), entre outros. Contêiner FCL (full container load) significa que o mesmo está carregado, "ovado" ou "estofado", e LCL (less container load), não totalmente carregado. Por se tratar de acessório para transporte de carga, o peso ou o volume externo do contêiner não é computado no cálculo do frete. As principais vantagens do uso de contêineres são:
Para o transporte aéreo, os contêineres são construídos com material leve (alumínio ou fibra de vidro) e desenhados para máxima utilização do corte transversal do compartimento de carga do avião, por isso possuem características diferentes das citadas para os contêineres destinados às demais modalidades de transporte. Para obter mais detalhes e visualizar imagens dos variados tipos de contêineres existentes, recomendamos que faça uma pesquisa na internet utilizando as palavras: "contêiner", "container" e "ISO 668:2013".
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