Aprendendo a Exportar
Contêineres
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O contêiner (do inglês container ) ou contenedor consiste em um recipiente (cofre de carga) que tem a finalidade de possibilitar o transporte em segurança de mercadorias de natureza variada, de modo inviolável e rápido. A resistência é uma das principais características, pois são projetados para uso repetitivo e continuado. Fabricados com aço corten, uma liga muito mais resistente à corrosão que o aço comum, resistem às intempéries sem comprometer a sua estrutura e carga. Foram projetados para facilitar o seu carregamento, transporte e movimentação nos terminais de carga, por isso, precisam ter medidas padronizadas de modo a serem compatíveis com os equipamentos necessários para sua fixação, deslocamento e com os variados modais de transporte. As formas e características dos contêineres são estabelecidas por normas (ISO 668:2013). Além da padronização existem, também, regulamentos internacionais que visam a segurança nas operações com contêineres (IMO-CSC). Existem diversos modelos de contêineres, adequados a variados tipos de cargas. As medidas dos contêineres foram originalmente estabelecidas em pés (ft ou ') e polegadas (''). A largura é fixada em 8 pés (2.438 mm), as demais medidas podem variar entre os diversos tipos existentes. O modelo mais comum é o denominado Dry Box (standard container) de 20 ou 40 pés de comprimento (6,058 m ou 12,192m) e destinam-se ao transporte de mercadorias e carga seca. Existem vários outros modelos com diferentes finalidades como, por exemplo o High Cube, que é similar ao Dry Box (standard container), só que com maior altura (304 mm a mais na altura). Existem contêineres refrigerados (Reefer) para transporte de cargas perecíveis, o Ventilado, para mercadorias que necessitem de alguma circulação de ar para manter a sua conservação, como café, cacau, sementes e outras similares; o Open Top para cargas que por suas características não podem ser carregados através das portas e precisam ser carregadas por cima, o Tanque (para transportes de líquidos a granel), entre outros. Contêiner FCL (full container load) significa que o mesmo está carregado, "ovado" ou "estofado", e LCL (less container load), não totalmente carregado. Por se tratar de acessório para transporte de carga, o peso ou o volume externo do contêiner não é computado no cálculo do frete. As principais vantagens do uso de contêineres são:
Para obter mais detalhes e visualizar imagens dos variados tipos de contêineres existentes, recomendamos que faça uma pesquisa na internet utilizando as palavras: "contêiner", "container" e "ISO 668:2013". |