Aprendendo a Exportar - Vestuário
Acordos Comerciais
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Os acordos internacionais que possibilitam o acesso preferencial de produtos brasileiros a outros mercados contribuem com a competitividade e o posicionamento das exportações brasileiras. Entre as principais vantagens destes acordos estão a redução ou isenção das tarifas de importação que ainda são muitos importantes para o vestuário. Entre os dez maiores mercados de exportação do vestuário brasileiro, seis possuem Acordos de Complementação Econômica (ACE) vigentes com o Mercosul - Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Argentina e Equador - que contemplam produtos têxteis e confeccionados nas suas cestas de acesso preferencial. No caso do México, apesar de existir um acordo com o Mercosul este não inclui os produtos de vestuário. Os Estados Unidos, mercado importante por ser o maior importador de têxteis e confeccionados no mundo, não possui um acordo comercial de preferência tarifária com o Brasil. Existem outros acordos negociados pelo Brasil que, quando ratificados, serão muito importantes para a expansão do acesso dos produtos brasileiros a mercados internacionais. Um bom exemplo de mercado de grande interesse dos confeccionistas brasileiros é a União Europeia. Com uma importação anual de vestuário de 194,1 bilhões de euros em 2022[9], é um mercado comparável ao dos Estados Unidos em grandeza, mas no qual os produtos brasileiros ainda enfrentam tarifas médias de 11,5% no setor de vestuário[10] enquanto muitos outros países já possuem acesso preferencial neste mercado[11]. Para saber mais: => Para saber mais sobre as preferências tarifárias que os produtos brasileiros possuem em terceiros mercados, consulte o Siscomex. => Para saber mais sobre Acordos Comerciais, clique aqui. Fontes: |
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O Aprendendo a Exportar Vestuário foi produzido mediante parceria entre:
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