A exportação é uma estratégia crucial para empresas que desejam expandir seus horizontes, se posicionar em um patamar de excelência, adaptando seus produtos a padrões internacionais, e garantir um crescimento sustentável do negócio.
A empresa que passa a exportar de forma sustentável, geralmente, obtém melhoria da sua imagem com fornecedores, bancos e clientes. As exportações fortalecem a competitividade da empresa, diversificam mercados e proporcionam segurança diante de crises econômicas, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do país.
Entre os benefícios da exportação, encontram-se:
Aumento da Produtividade
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Com o aumento da produção, entre outras vantagens para a empresa, aumenta, também, a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.
Melhora da qualidade do produto
Outra vantagem bastante perceptível é a melhoria da qualidade do produto. Esta também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.
Ao ingressarem no mercado internacional, as empresas adquirem novas tecnologias, pois os países desenvolvidos exigem dos seus fornecedores normas e procedimentos que, com o tempo, são internalizadas e passam a ser rotineiras para todo o portfólio da empresa.
Melhoria da empresa
Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem frente a clientes, fornecedores e concorrentes).
Empresas exportadoras ganham destaque no mercado, sendo vistas como referências de qualidade. A imagem fortalecida se traduz em maior confiança por parte de clientes, fornecedores e parceiros, além de gerar novos empregos e aumentar o orgulho dos colaboradores.
Diversificação de mercados
A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados que ela atingir, menos dependente ela será.
Diminuição da carga tributária
Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, há isenção de alguns impostos internos, como:
IPI – Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados;
ICMS – O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações;
COFINS – As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas;
PIS – As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social;
IOF – As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras.