Aprendendo a Exportar
Linhas de Financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
O apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinado à exportação de bens e serviços nacionais pode ser aplicado tanto na fase pré-embarque como na fase pós-embarque.
No financiamento pré-embarque, cabe ao exportador amortizar e liquidar a dívida. Nas operações pós-embarque, o valor desembolsado pelo BNDES ao exportador brasileiro é uma antecipação do pagamento feito pelo importador, que pode ser uma empresa estrangeira ou um país.
BNDES Exim pré-embarque
Esta é a linha de financiamento destinada a viabilizar a produção de bens para exportação e compreende as modalidades pré-embarque indireto e direto.
- BNDES Exim pré-embarque indireto – este é um financiamento à produção de bens para exportação, por meio de instituição financeira credenciada pelo BNDES. Nesse caso, o exportador solicita financiamento a um agente financeiro credenciado pelo BNDES. Após a aprovação pela instituição, o financiamento segue para homologação pelo BNDES, após a qual a operação pode ser contratada e o recurso, liberado. O exportador, então, produz os bens e os exporta, cumprindo o compromisso, e paga as parcelas do financiamento ao BNDES, via agente financeiro.
- BNDES Exim pré-embarque direto – este é um financiamento direto com o BNDES para a produção de bens para exportação. Nesse caso, o exportador solicita o financiamento diretamente com o BNDES. Após o pedido, o BNDES avalia e aprova o pedido de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. Após a aprovação e contrato com o exportador, o BNDES libera os recursos para o exportador. O exportador realiza a produção e exportação dos bens e paga as parcelas do financiamento diretamente ao BNDES.
BNDES Exim pós-embarque
O produto BNDES Exim pós-embarque compreende as seguintes linhas de financiamento: BNDES Exim Pós-embarque Bens e BNDES Exim Pós-embarque Aeronaves. No produto pós-embarque, o objeto do financiamento é a comercialização de bens brasileiros. Nesse caso, o BNDES antecipa à empresa brasileira exportadora o valor dos bens devidos pelo importador estrangeiro. Esse desembolso de recursos se dá em reais no Brasil, e o importador estrangeiro passa a ser o devedor do BNDES. O pagamento do financiamento pelo importador estrangeiro é realizado por intermédio de banco mandatário, que entre outras atribuições, fecha o câmbio e repassa o valor em reais ao BNDES.
Por sua vez, o BNDES Exim pós-embarque automático compreende o financiamento à exportação de bens fabricados no Brasil por meio de abertura de linha de crédito com instituições financeiras no exterior, habilitadas pelo BNDES. Os bancos credenciados pelo BNDES são responsáveis pela análise e concessão de crédito ao importador e assumem o risco comercial da operação.