Aprendendo a Exportar
Métodos de Precificação
Existem vários métodos para se obter o Preço de Exportação, dentre os quais:
Valor presumido de um produto - A fixação do preço baseia-se na percepção que se tem com relação a determinado grupo de produtos que, por serem exóticos ou únicos, parecem mais caros para os consumidores do que outros produtos que não têm esse apelo;
Seguir o líder - Este é um dos métodos menos arriscados e mais utilizados por exportadores iniciantes que ainda não têm uma noção muito clara do mercado que está ingressando. Os preços são fixados com base nos praticados pelos líderes no mercado-alvo. É importante ressaltar que antes de optar por esse método a empresa deve avaliar se ela consegue praticar um preço como o do líder do mercado, para não correr o risco de oferecer um preço na exportação que não cubra seus custos;
Outra metodologia adotada para estabelecer o preço de exportação é eliminar todos os itens que se encontram agregados ao preço de mercado interno e que não ocorrerão na exportação do produto e depois adicionar ao resultado os elementos que não fazem parte do preço interno, mas que deverão compor o preço de venda no exterior.
A formação do preço de exportação de um produto requer uma análise minuciosa de múltiplos fatores, desde custos internos e logísticos, desoneração tributária, até a compreensão do mercado internacional e a gestão de riscos cambiais. Uma estratégia de precificação bem estruturada não só assegura a competitividade no mercado externo, como também garante a sustentabilidade e a lucratividade da operação de exportação.