Aprendendo a Exportar
Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado envolve a coleta e análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços a outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e seleção de seu mercado alvo.
Com a pesquisa de mercado, a empresa pode identificar diversos aspectos importantes a serem considerados, como:
barreiras comerciais existentes;
o risco comercial apresentado pelo mercado-alvo;
o custo do frete;
potenciais importadores;
potenciais concorrentes;
preços de exportação;
acordos comerciais vigentes;
características da demanda;
dados sobre tratamento tarifário e não tarifário;
características gerais do país-alvo incluindo geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa.
embalagens apropriadas para o destino;
entre outras informações.
As ferramentas apresentadas na seção Ferramentas úteis poderão ser utilizadas na elaboração de sua pesquisa de mercado.
Navegue pelo conteúdo deste capítulo acessando os links a seguir:
> Como realizar uma Pesquisa de Mercado?
> Etapas da pesquisa de mercado
> Ferramentas de destaque para pesquisa de mercado
> Onde Obter Apoio
A pesquisa de mercado para exportação pode ser primária ou secundária. Ambas auxiliam na obtenção de uma visão completa do mercado-alvo e ajudam na formulação de estratégias eficazes de exportação.
A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A pesquisa secundária pode fornecer uma visão geral, enquanto a primária oferece informações específicas e atualizadas sobre o mercado.
Pesquisa Primária
É a coleta de dados diretamente da fonte. É útil para obter informações detalhadas e atualizadas sobre o mercado-alvo. Há alguns métodos que podem ser utilizados na pesquisa primária, como:
Entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; ou com potenciais clientes, a fim de entender suas necessidades e preferências;
Questionários online a uma amostra representativa do mercado-alvo e/ou pesquisas telefônicas para obter a opinião direta do público-alvo;
Formação de grupos de discussão com consumidores ou empresários do mercado-alvo para explorar opiniões e comportamentos;
Visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, pontos de venda e o comportamento do consumidor e
Participação de feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto, quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.
Algumas dicas são importantes para a realização da pesquisa primária:
Definir objetivos claros para obter exatamente as informações desejadas;
Escolher uma amostra representativa do mercado-alvo e
Formular bem as perguntas para obter informações úteis e precisas.
Pesquisa Secundária
É a análise de dados e informações já existentes. Ela fornece um panorama geral do mercado e pode complementar a pesquisa primária. As fontes de pesquisa secundária podem ser, dentre outras:
Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou governamentais;
Publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e Internet, além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais;
Bases de dados online de diversas plataformas e informações disponíveis em câmaras de comércio e associações comerciais;
Estatísticas econômicas e comerciais com informações fornecidas por órgãos governamentais e instituições financeiras e indicadores econômicos como PIB, inflação e taxas de câmbio que possam impactar o mercado-alvo e
Estudos de caso de empresas que atuam no mercado-alvo para entender estratégias e resultados.
Algumas dicas são importantes para a realização da pesquisa secundária:
Para que uma pesquisa de mercado para exportação seja eficaz, é necessário seguir algumas etapas:
- Identificar seu produto no mercado internacional e definir seus objetivos, ou seja, identificar o que você espera alcançar com a exportação, seja aumentar as vendas, diversificar mercados etc.;
- Identificar os mercados que podem ser promissores para sua exportação. Devem ser considerados fatores como demanda, competição e barreiras comerciais, além de analisar dados sobre população, PIB, renda etc. e
- Obter informações relevantes sobre o mercado selecionado e analisar a demanda pelo seu produto;
- Identificar e avaliar a concorrência no mercado-alvo;
- Informar-se sobre regulamentações e normas de importação no mercado-alvo e avaliar suas Barreiras Comerciais;
- Obter estudos de mercado;
- Localizar importadores de seu produto;
- Identificar os canais de distribuição mais eficazes no mercado-alvo etc.
Atualmente, existem diferentes ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado. Aqui daremos destaque a quatro delas, mas na seção Ferramentas úteis você poderá encontrar outras ferramentas essenciais para o seu negócio.
É o sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas. Também permite identificar os estados (UFs) que mais exportaram determinado produto e a logística utilizada, como via de transporte e Unidades da Receita Federal (URF) responsáveis pelo desembaraço aduaneiro da mercadoria. Estão disponíveis dados mensais de exportação e importação, de 1997 até a atualidade. Oferece a possibilidade do uso de filtros e detalhamentos por NCM, países de destino e origem, UF, via de transporte e URF, além de classificações com grupos de produtos e blocos de países. Os dados detalhados por municípios estão disponíveis apenas ao nível de SH4 (posição) e parceiros comerciais. O sistema também possui diversos vídeos tutoriais com exemplos de consultas.
Dados sobre desempenho exportador e mercados competitivos. Possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de seu produto na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras. O Mapa Comercial abrange 220 países e territórios e 5.300 produtos do Sistema Harmonizado. A pesquisa do produto é feita pelo SH6.
Identificação de compradores estrangeiros para seus produtos. Ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do seu produto. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como formar de promover a sua marca.
Integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. Operada pela ApexBrasil e gerida em parceria com MDIC, MRE, Sebrae, CNA, CNI, a plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados; o Mapa Digital dos escritórios da ApexBrasil e dos Setores de Promoção Comercial, com mais de 120 postos no exterior, em 87 países, cobrindo 5 continentes; e um calendário de eventos de promoção comercial.
Elabora e atualiza com frequência estudos sobre oportunidades de negócios em diferentes países. Esses estudos fornecem informações sobre os principais requisitos de acesso a mercado para diversos produtos, incluindo desempenho econômico, ambiente de negócios, características do mercado, entre outros fatores. Esses dados permitem o mapeamento de oportunidades e o melhor conhecimento de cada mercado e de suas exigências, ajudando as empresas a se prepararem para conquistá-los.
Auxilia empresas de todo o país a exportar e fazer parcerias em mercados internacionais. As federações de indústrias brasileiras disponibilizam Soluções de Inteligência Comercial (Soluções IC), que incluem serviços que subsidiam a estratégia de exportação das empresas, independentemente do porte e do estágio de interação com os mercados globais. As Soluções abrangem 5 serviços: (1) Encontre potenciais mercados no exterior; (2) Analise o mercado alvo; (3) Avalie a competitividade do brasil e a concorrência do seu produto no mercado alvo; (4) Estabeleça seus preços para o mercado global; (5) Identifique clientes lá fora.
Os Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs) funcionam em diversas Embaixadas e Consulados-Gerais do Brasil no exterior. Dentre as atividades dos SECOMs, podem ser destacadas as seguintes: apoio às empresas brasileiras interessadas em exportar para o mercado local; divulgação de informações sobre oportunidades comerciais e de investimento; elaboração ou contratação de pesquisa de mercado e produtos; análise dos potenciais de exportação de produtos brasileiros para sua área de atuação; análises de competitividade e de concorrência; apoio a entidades públicas e privadas na participação em feiras, em missões empresariais e em outros eventos de interesse para a promoção comercial; divulgação de feiras comerciais e outros eventos.