Identificar o Mercado Alvo
Identificar o Mercado Alvo
A correta identificação de seu mercado-alvo é uma das etapas mais importantes para o empresário que deseja exportar de forma sustentável e segura e envolve outras questões que vão além do preço praticado. A existência de barreiras comerciais, o risco comercial apresentado pelo país em questão, o custo do frete, a perspectiva de se estabelecer relações comerciais duradouras e não apenas uma venda eventual, as condições que podem contribuir para consolidar seu produto e marca no referido mercado, entre outros, são aspectos importantes a serem considerados. A Pesquisa de Mercado é um instrumento que poderá lhe ajudar no processo de identificação de seu mercado-alvo.
O que é Pesquisa de Mercado?
A pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.
Objetivos da Pesquisa de Mercado:
- Selecionar mercados para a venda do produto;
- Identificar tendências e expectativas;
- Reconhecer a concorrência;
- Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.
Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. Estas características abrangem aspectos, tais como: geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa.
Saiba como identificar Potenciais Mercados para Exportação do seu produto
Em primeiro lugar, você deve considerar cinco critérios básicos que auxiliam na seleção de potenciais mercados para exportação:
Fatores Geográficos
Este critério para seleção de mercado é baseado nas muitas semelhanças entre o mercado doméstico e o mercado-alvo, o que possibilita a expansão com um mínimo de necessidade de adaptação. Logicamente, seus concorrentes no mercado doméstico terão as mesmas vantagens que você.
Fatores sócio-políticos
Nas exportações para países com os quais temos acordos comerciais, podemos obter vantagens frente a concorrentes.
Fatores Econômicos
Como está a situação econômica do país-alvo? Qual o poder de compra do consumidor?
Fatores Culturais
Até que ponto os hábitos das pessoas do mercado-alvo diferem do mercado doméstico? Existem restrições religiosas? Práticas comerciais muito diferentes? Qual a imagem do Brasil no mercado-alvo?
Fatores Tecnológicos
Atendimento aos padrões tecnológicos do mercado-alvo e design adequado estão entre os pontos a serem observados.
Em seguida, você deverá previamente estabelecer as diretrizes de sua política comercial para o produto.
Diretrizes de sua política comercial
A identificação prévia dos possíveis clientes pode ser feita por intermédio da Internet, como também por meio das informações fornecidas pelas câmaras de comércio, consulados e embaixadas, federações de indústrias e outras entidades de classe.
Para onde Exportar?
Acordos Internacionais de Comércio
De maneira geral, os acordos internacionais de comércio são compostos de duas partes: uma parte normativa (normas sob as quais serão regidas as operações comerciais entre os países signatários) e listas de produtos negociados, com as respectivas concessões outorgadas por cada um dos parceiros.
A parte normativa, dependendo do grau de aprofundamento do processo de integração entre os signatários, dispõe sobre os seguintes assuntos: medidas sanitárias e fitossanitárias, equivalência e reconhecimento mútuo, obstáculos técnicos ao comércio, regionalização, transparência, cooperação técnica, Regras de Origem, procedimentos aduaneiros, cooperação em temas aduaneiros, valoração aduaneira e licença de importação, medidas antidumping, direitos compensatórios e salvaguardas, solução de controvérsias entre outros.
Os acordos podem ser alterados em negociações governamentais, nas quais são assinados Protocolos Adicionais ou Modificativos que passam a fazer parte do acordo inicialmente firmado. Tanto os acordos como os protocolos vigoram no Brasil a partir de sua internalização ao ordenamento jurídico nacional, respeitando suas cláusulas de vigências.
No mundo globalizado em que vivemos, participar do mercado internacional de trocas significa, essencialmente, manter um bom relacionamento comercial com os demais países ou blocos de países, participando efetivamente das negociações de acordos comerciais dos mais variados moldes, bem como estar sempre atualizado em relação às mudanças de comportamento dos diversos atores internacionais.
Nas negociações dos acordos comerciais, os países buscam ampliar o acesso aos mercados externos, sobretudo no que diz respeito à elevação das Margens de Preferência para seus produtos, ou seja, por meio da redução das alíquotas do imposto de importação praticado.
Barreiras Comerciais
Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior.
Há duas categorias mais comuns de barreiras, quais sejam:
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Barreiras tarifárias: que tratam de tarifas de importações e taxas diversas.
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Barreiras não-tarifárias: que tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, valoração aduaneira arbitrária ou com valores fictícios, Medidas Antidumping, Medidas Compensatórias, subsídios, Medidas de Salvaguarda e medidas sanitárias e fitossanitárias. Dentre estas últimas encontram-se as barreiras técnicas, que são mecanismos utilizados com fins protecionistas.
É importante observar que as barreiras técnicas podem ocorrer devido à falta de transparência das normas e regulamentos ou, ainda, pela imposição de determinados procedimentos morosos ou dispendiosos para avaliação de conformidade.
Os Acordos Antidumping, de Subsídios e Medidas Compensatórias e de Salvaguardas fazem parte do conjunto de normas da Organização Mundial do Comércio-OMC, ao qual o Brasil aderiu formalmente no final de 1994, por meio do Decreto n° 1.355, de 30/12/94 e, portanto, estão sujeitos a uma aplicação estritamente técnica.
No site do INMETRO você encontrará informações detalhadas sobre este assunto, que, sem dúvida, o ajudarão na hora de identificar os melhores mercados para seus produtos. O INMETRO, inclusive, presta um serviço de consulta online e um Manual de Barreiras Técnicas à Exportação.
O Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações - SEM Barreiras - foi criado como canal de diálogo com o Governo Federal, para tratar de medidas externas que dificultam o acesso de exportações brasileiras aos mercados internacionais. O sistema permite acompanhar, de forma transparente, as ações adotadas pelo Governo para eliminação dessas medidas ou redução dos seus efeitos.
Para saber mais:
=> Para saber mais sobre Acordos Comerciais e acessar a lista de Acordos em vigor, em negociação e em processo de internalização, clique aqui (https://www.gov.br/siscomex/pt-br/acordos-comerciais/acordos-comerciais )
=> Sobre acordos internacionais de bens, serviços e investimentos, clique aqui ( http://www.investexportbrasil.gov.br/acordos-comerciais )
=> Sobre os principais acordos comerciais firmados pelo Brasil:
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Mercado Comum do Sul – MERCOSUL ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/acordos-comerciais/lista/mercosul )
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Associação Latino-Americana de Integração – ALADI ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/acordos-comerciais/lista/aladi-2 )
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Sistema Geral de Preferências – SGP ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/acordos-comerciais/sgp )
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SGPC– Sistema Global de Preferências Comerciais ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/acordos-comerciais/sgpc )
=> Sobre acordos comerciais e negociações internacionais, consulte os seguintes sites:
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Organização Mundial do Comércio – OMC ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/acordos-comerciais/omc )
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União Europeia – UE ( https://europa.eu/european-union/business/import-export_pt )
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UNCTAD ( https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/identificando-mercados-1/unctad )
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Área de Livre Comércio das Américas – ALCA ( http://www.ftaa-alca.org/alca_p.asp )