Promoção Internacional de Produtos – Artesanato
|
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) destaca que “Ao exportar, estamos promovendo o setor artesanal, de atividade meramente de subsistência, para uma atividade profissional rentável para o artesão.” Além disso, “O mercado internacional tende a valorizar produtos com inspiração étnica. Isso gera aumento do valor agregado do produto artesanal e caracteriza a marca cultural original”. (SEBRAE, 2021) Ou seja, vender no exterior pode ser uma estratégia importante para alavancar os negócios de uma empresa, mas quando se trata de artesanato, além de qualidade e conhecimentos de processos alfandegários de exportação, é necessário compreender aspectos técnicos mais específicos de promoção internacional desse tipo de produto. Podem-se destacar dois pontos sobre promoção internacional do produto com foco no artesanato: => a) segundo os objetivos do exportador; => b) segundo o mercado-alvo. |
|
O Aprendendo a Exportar Artesanato é uma parceria entre: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC Universidade Federal da Paraíba – UFPB |