Aprendendo a Exportar
Conhecendo o Mercado-alvo
Uma vez selecionado um novo mercado com potencial para gerar bons resultados, é importante aprofundar os conhecimentos sobre as características locais. As pesquisas iniciais são relevantes, mas é essencial visitar o mercado e aprofundar os conhecimentos sobre seu público-alvo, hábitos de consumo, canais de distribuição e concorrentes. A empresa pode preparar viagens individuais para explorar as possibilidades no país-alvo, mas uma alternativa muito útil é buscar a participação em missões e feiras internacionais, o que pode acelerar a curva de aprendizagem sobre as oportunidades do mercado.
Missões Comerciais
A participação de um representante da empresa em missões técnicas ou comerciais, dirigidas a potenciais países importadores, é de grande importância para a melhor inserção competitiva da empresa no mercado internacional. Em geral, as missões técnicas e comerciais servem para:
- Verificar as oportunidades de negócios no mercado;
- Analisar a estrutura política, econômica e social do mercado-alvo e coletar informações;
- Observar a concorrência e legislação comercial do país (patentes, barreiras técnicas, entre outras);
- Conhecer e estabelecer contato com importadores ou seus representantes comerciais;
- Viabilizar acordos e parcerias comerciais.
O maior benefício de uma missão em relação a uma viagem individual consiste nos contatos. Valendo-se da experiência das entidades de apoio, é possível aos participantes marcar encontros com possíveis parceiros que, de outro modo, poderiam ser inacessíveis. As missões comerciais permitem ainda: divulgar o setor, divulgar as empresas, observar a realidade do mercado visitado, obter informações técnico-comerciais, visitar centros tecnológicos e empresas de ponta do setor, contatar entidades que promovam o comércio exterior. Enfim, possibilita conhecimentos e contatos que dificilmente seriam possíveis em viagens individuais.
A programação de uma missão empresarial é estruturada de acordo com os objetivos específicos do grupo, que podem ser a promoção de negócios, a realização de parcerias ou o contato com novos mercados ou técnicas. A agenda da viagem pode incluir a visita ou a participação em programas comerciais, políticos e técnicos.
Normalmente, esses eventos são promovidos ou apoiados por uma ou mais associações, organizações ou pelo próprio governo.
Exposições e Feiras
Participar de feiras internacionais no Brasil e no exterior é um meio eficaz de aproximação com o mercado que se quer conquistar. As feiras comerciais têm-se constituído num dos mais eficientes canais de contato, e são uma excelente oportunidade não só para manter contatos com potenciais clientes, como também para conhecer a realidade do mercado.
Antes de participar de um evento como expositor, é recomendável participar como visitante nas principais feiras do setor de seu interesse. Esta visita poderá proporcionar aprendizado suficiente para uma participação bem-sucedida como expositor. Contar com o suporte de associações setoriais ou organizações que promovem o comércio internacional pode acelerar a construção dessa competência para as empresas.
Observe sempre, entre outros aspectos:
- Apresentação do estande e dos produtos;
- Atendimento aos visitantes – equipe com conhecimento do produto e preparada para se comunicar em outros idiomas;
- Catálogos e material promocional distribuído;
- Lançamentos;
- Preços dos produtos concorrentes;
- Produtos ofertados e suas características;
- Melhores localizações para uma futura participação;
- Técnicas mercadológicas utilizadas por empresas bem-sucedidas no mercado.
As vantagens de participar de uma feira como expositor podem ser assim resumidas:
- Contato face a face com grande número de potenciais clientes;
- Publicidade para os produtos da empresa;
- Imediata reação do público ao seu produto, que pode identificar mudanças para torná-lo mais adequado ao gosto dos potenciais clientes;
- Contato com grande número de pessoas que, de outro modo, estariam fora de seu alcance;
- Ampliação do seu cadastro de clientes efetivos e/ou potenciais;
- Concretizar vendas.
Antes de decidir participar de uma feira como expositor, procure investigar:
- Dados relativos a edições anteriores do evento – perfil do público visitante, empresas expositoras, número de visitantes, etc;
- Situação política e econômica do país-sede do evento;
- Se o seu produto está adequado ao mercado-alvo – todos os detalhes devem ser avaliados: preço, qualidade, especificações técnicas, rotulagem, logística para envio dos produtos a serem expostos, hábitos e preferências do cliente potencial, dentre outros. A não observância desses detalhes pode causar prejuízos à imagem da empresa, além de ocasionar despesas desnecessárias;
- Capacidade produtiva real da empresa – nada pior que firmar contratos sem ter condições de cumpri-los;
- Custos da participação;
- Normas de importação da amostra do produto que se deseja expor.