Semana da Governança de Dados
De 12 a 16 de agosto, o evento promove a cultura orientada a dados nos Ministérios integrantes do ColaboraGOV
Estão abertas as inscrições para a Semana da Governança de Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Serviços Compartilhados, como uma ação do Comitê de Governança Digital e Segurança da Informação. O evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024, em formato híbrido. A cerimônia de abertura contará com a presença da ministra Esther Dweck e será presencial.
Durante a semana, palestras, painéis e casos de sucesso trarão um panorama de temas como: gestão de dados, storytelling, data-driven, inteligência artificial e sua relação com a governança de dados. Haverá palestrantes externos, renomados na temática, e a participação da Secretária Executiva do MGI, Cristina Kiomi e dos Secretários Cilair de Abreu (SSC/MGI), Roberto Pojo (SEGES/MGI) e Luanna Roncaratti (SGD/MGI).
Participe e esteja por dentro das melhores práticas em governança de dados!
A Semana de Governança de Dados também terá transmissão ao vivo pelo canal do MGI no youtube.com/@gestaogov_br.
Programação
Dia 12 de agosto de 2024
Formato: Presencial
Local: Auditório do Bloco K, Esplanada dos Ministérios
Horário: 09:30 às 12:00
Programação: Visão estratégica da governança de dados
Palestrante: Ministra Esther Dweck
Participantes:
- Cristina Kiomi - Secretária-Executiva (SE/MGI)
- Cilair Abreu - Secretário de Serviços Compartilhados (SSC/MGI)
- Luanna Roncaratti - Secretária de Governo Digital adjunta (SGD/MGI)
Roberto Pojo - Secretário de Gestão e Inovação (SGI/MGI)
Dia 13 de agosto de 2024
Formato: Remoto
Local: Youtube
Palestrante: Claudio Chauke - Gartner
Palestrante: Manoel Dutra - DAMA
Horário: 10:30 às 12:00
3 visões sobre dados: tecnologia, LGPD e dados abertos
Mediadora: Rachel Corrêa - SSC/MGI
Participantes:
- Rogério Nogalha - SSC/MGI
- Luiz Fernando Coura - SSC/MGI
- Káryta Lopes - Ouvidoria do MGI
Dia 14 de agosto de 2024
Formato: Remoto
Local: Youtube
Palestrante: Renan Gaya - SGD/MGI
Horário: 10:15 às 10:30
Nossas iniciativas: O que temos feito no MGI
Palestrante: Marisa Souza - SSC/MGI
As potencialidades de uma organização orientada a dados
Dia 15 de agosto de 2024
Formato: Remoto
Local: Youtube
Participantes:
- Hugo Rezende - SEGES/MGI
- Ana Paula Bruno - SPU/MGI
- Carlos Sturn - CAR/MGI
Horário: 10:00 às 11:00
Cases externos Parte I: Analytics e Qualidade de dados
Participantes:
- Giuliane Paulista - Banco do Brasil
- Luciano Grossi - Aneel
- Glenda Amaral - Banco Central do Brasil
Horário: 11:00 às 12:00
Transformando dados em inteligência de negócio usando neurociência
Palestrante: Haroldo Gonçalves - Tesouro Nacional
Dia 16 de agosto de 2024
Formato: Remoto
Local: Youtube
Cases externos Parte II: Gestão de Dados e IA
Palestrantes:
- Fernando Vassoler - CGU
- João Carabetta - Prefeitura do Rio de Janeiro
- Rainerio Leite - TCU
- Bruno Ramos - STF
Horário: 10:30 às 11:15
As conexões importantes entre a Inteligência Artificial e a Governança de dados
Palestrante: Prof. Carlos Barbieri - FGV-Rio, PUC-MG e PUC-Rio
Horário: 11:15 às 12:00
Fechamento
Participantes:
- Cilair Abreu - SSC/MGI
- Rogerio Nogalha - SSC/MGI
- Rachel Correa - SSC/MGI
- Marisa Souza - SSC/MGI
Participações Confirmadas
Dia 12 de agosto de 2024
Esther Dweck
Esther Dweck é ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. É Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o período de doutorado, realizou estudos na Scuola Superiore Sant'Anna, em Pisa, na Itália.
Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal (SOF). Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil.
Em 2021, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther Dweck o prêmio de Mulher Economista do Ano.
Dia 13 de agosto de 2024
Claudio Chauke
Claudio Chauke é Vice Presidente dos Programas Executivos da empresa Gartner. Desde 2012 é responsável por aconselhar executivos em soluções organizacionais complexas na América Latina, mais especificamente em Governo, Educação Superior, Indústria Financeira e Agronegócio. Especialista em TI, Inteligência Artificial, Inteligência Estratégica e Strategic Foresight.
Em sua carreira passou por organizações como o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE (órgão supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, o Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM e a Universidade Católica de Brasília - UCB-DF, como Professor Titular. Atualmente é professor e Coordenador do MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV Brasília. Além disto, também atua como professor dos Global MBAs do IBMEC.
Claudio Chauke tem Doutorado em Engenharia de Sistemas e Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE Sistemas, Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia - IME e Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF. É Coach Ontológico pelo Newfield Group (EUA) e pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM) (México).
Manoel Dutra
Possui mais de quarenta anos de vasta experiência em empresas tradicionais, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, acumulando diversas funções. Nos últimos vinte anos, concentrou-se na implantação de PGGDs em paralelo com projetos relacionados a transição para novos sistemas de informação, data warehouse e business e business intelligence. Possui posição de destaque como uma das grandes autoridades sobre Governança de Dados no Brail na utilização do framework da DAMA Internacional, e de todas as suas fases, indo desde levantamentos de maturidade e qualidade de dados, até a implantação de escritórios de governança e capacitação das equipes.
Rogério Nogalha
Bacharel em Ciência da Computação, MBA em Governança de Tecnologia da Informação, ambas pela Universidade Católica de Brasília e, Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília. Auditor Federal de Finanças e Controle exercendo, atualmente, o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Tem experiência em Governança e Gestão de TI, Administração Pública, com ênfase nas áreas de Serviços Compartilhados, Transformação Digital, Gestão Contratual, Controladoria, Auditoria, Política e Planejamento Governamentais. Professor na Faculdade SENAC-DF, além de colaborador na ENAP.
Luiz Fernando Coura
Mestre em Administração Pública pela FGV na área de Proteção de Dados Pessoais com pós-graduação em Controladoria de Gestão Governamental e formação em Tecnologia de Processamento de Dados. Servidor público do cargo de Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos desde 2010. Atualmente é Coordenador-Geral de Proteção de Dados Pessoais do MGI, tendo ocupado no MCom as posições de Coordenador-Geral de Gestão da Informação, de Coordenador-Geral de TI e Subsecretário de Planejamento e TI Substituto. Já atuou como Coordenador-Geral de Sistemas e Serviços de TI na Advocacia-Geral da União, como Coordenador-Geral de Governança e Dados e Subsecretário de TI Substituto do Ministério da Educação – MEC. No governo federal, também trabalhou na área de TI do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Instituto Brasileiro de Museus e do antigo Ministério da Economia. Ex-Analista de Controle Externo do TCE-AM.
Káryta Lopes
Servidora pública e especialista em Lei de Acesso à Informação, atuando no Serviço de Informação ao Cidadão desde 2017. Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuo como coordenadora de Transparência desde 2019. Sou comprometida com a abertura de dados, a transparência e a participação social. Trabalho para construir um futuro em que a Lei de Acesso à Informação e a abertura de dados garantam que cada cidadão tenha voz ativa e participação efetiva nos processos decisórios.
Rachel Corrêa
Rachel Corrêa é Mestre em Administração Pública e Especialista em Governança de Tecnologia da Informação. Atua na área de Governança de TI desde 2015. No Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é Coordenadora-Geral de Inteligência e Governança Digital, na Diretoria de TI da Secretaria de Serviços Compartilhados e atua na secretaria-executiva do Comitê de Governança Digital e Segurança da Informação do MGI.
Dia 14 de agosto de 2024
Renan Gaya
É Diretor de Infraestrutura de Dados na Secretaria de Governo Digital, onde atua há 5 anos para promover o uso inteligente e seguro de dados no serviço público, por meio de normas e programas que fortalecem a governança, a interoperabilidade e a proteção de dados nos órgãos e entidades públicas. É o atual presidente do Comitê Central de Governança de Dados - CCGD, colegiado que define regras sobre o compartilhamento de dados no âmbito do Poder Executivo Federal. Também é membro do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - CGINDA. É administrador de empresas, pós-graduado em engenharia de software e analista de planejamento e orçamento do Governo Federal.
Daniela Nunes
Coordenadora-Geral de Governança de Dados da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Membro do Comitê Central de Governança de Dados e do Grupo técnico de segurança de infraestruturas críticas do setor de governo digital.
Funcionária do Banco do Brasil há 24 anos, com atuação na área de Estrutura Organizacional e Tecnologia, no Governo Federal desde 2015. Baiana e mãe do Pedro.
Marisa Souza
Servidora Pública e Analista em Tecnologia da Informação desde 2010. Especialista em Engenharia de Software e Ciência de Dados, atualmente Coordenadora de Inteligência em Serviços Compartilhados. Nos últimos 7 anos atuou na criação, estruturação, gestão e coordenação da área de dados no Ministério dos Transportes e na coordenação da área de Governança de Dados da Secretaria de Governo Digital do governo federal. Como grande incentivadora da cultura do self service Bi liderou equipe de dados e atuou em projetos de infraestrutura de grande volumes de dados, dados abertos, análise, governança e ciência de dados.
Carlos Rosa
Executive Partner do Programa Executivo do Gartner, que se juntou ao Garter em 2022, para apoiar os líderes de Dados (CDAO) a atingirem os seus resultados. Fornecendo suporte estratégico e melhores soluções para resolver os problemas de negócios usando dados para tomar melhores decisões e apoiar a execução da estratégia empresarial.
Há mais de 25 anos trabalhando e criando solução de dados nas diversas industrias e em diversas áreas. Com um conhecimento robusto do conceito de Data Analytics, Governança, Arquitetura e Modelagem de Dados, Estrutura de Metadados, Infraestrutura e Operações que permitiram o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para as mais diversos clientes, sendo responsável pela estruturação da prática de Data Analytics em diversas empresas.
Liderando equipes e áreas de negócios de alta performance, sendo responsável pela gestão de Projetos, Programas, Portfólio de Clientes e Equipes Multifuncionais, alinhado a estratégia das organizações.
Dia 15 de agosto de 2024
Hugo Resende
Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Gestão da Informação na Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Pós-graduado em Gestão de TI, é grande entusiasta do assunto e possui mais de 14 anos de experiência com tecnologia da inovação no serviço público, com foco em análise de dados e gestão de projetos. Desenvolveu e coordenou projetos complexos como Tesouro Gerencial, Tesouro Transparente, Raio-X da Administração Pública, integração de sistemas estruturantes (SIAPE x SIORG), PGD Petrvs, dentre outros.
Ana Paula Bruno
Ana Paula Bruno é servidora pública há 22 anos, iniciou a carreira na Prefeitura de São Paulo na área de desenvolvimento urbano, onde atuou por 7 anos. Ingressou no Governo Federal em 2009 e em 2010 tornou-se servidora pública federal, na carreira de Analista de Infraestrutura.
Trabalhou no Ministério das Cidades entre 2009 e 2018 e no Ministério do Desenvolvimento Regional entre 2019 e 2022. Em maio de 2023 assumiu a função de Diretora de Modernização e Inovação na Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Nessa função, é responsável por dirigir a formulação e a implementação da Estratégia de Transformação Digital da SPU, o que inclui ações de desenvolvimento de sistemas, inteligência de dados e geoinformação.
Compõe o grupo de especialistas internacionais que participa da elaboração de diretrizes globais para cidades inteligentes da ONU-Habitat.
Graduada (2001) e Doutora (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).
Carlos Sturn
Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública. Há 19 anos, atua como agrônomo no INCRA, com experiência nas regionais do Acre e Rio de Janeiro. Em Brasília, foi Coordenador Geral de Meio Ambiente do INCRA e Diretor de Cadastro e Fomento Florestal no Serviço Florestal Brasileiro, apoiando diretamente a implementação do CAR. Retornou ao INCRA, onde contribuiu para o processo de transformação digital da autarquia, ocupando diversos cargos de liderança, incluindo a Coordenação Geral de Cadastro Rural. Com passagens pelo MDA (Secretaria Executiva) e MIDR (Segurança Hídrica), atualmente é Coordenador Geral de Dados e Informações do CAR na Diretoria do Cadastro Ambiental Rural no MGI
Giuliane Camara
Gerente Executiva de IA e Analytics no Banco do Brasil, mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro com passagem em áreas de negócio, estratégia e risco. Formada em Economia, com pós em Sustentabilidade, Mestrado em Marketing Estratégico, formação em IA no MIT e Inovação e Tecnologia em Stanford. Conselheira Certificada e membro de Comitês de Assessoramento. Prêmios de inovação, experiência do cliente e métodos ágeis com projetos estratégicos implementados. Apaixonada por inovação com propósito, intraempreendedorismo e mentora voluntária. Top Voice LinkedIn em Inovação Tecnológica.
Luciano Grossi
Coordenador Adjunto de Governança de Dados e Informação, é servidor público na ANEEL desde 2005. Já atuou na regulação dos serviços de transmissão, na área de Recursos Humanos e na Assessoria do Diretor-Geral da Agência. Graduado em Ciência da Informação pela PUCMinas, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Pós em economia pela George Washington University, nos EUA.
Glenda Amaral
Glenda Amaral é Analista de Governança da Informação no Banco Central do Brasil, atuando nas áreas de qualidade de dados, gestão de metadados e modelagem conceitual. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão da informação no serviço público brasileiro. É pesquisadora convidada no Departamento Semantics, Cybersecurity & Services, da University of Twente, Holanda. Possui doutorado em Ciência da Computação (cum laude) pela Free University of Bozen-Bolzano, na Itália, e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Haroldo Moscheta
Auditor Federal de Finanças e Controle no Tesouro Nacional desde 2008, Professor da pós-graduação na Faculdade de Tecnologia do SENAC-DF, trabalha com modelagem e análise de dados há mais de 20 anos. Mestrando em Comunicação Digital no IDP, com foco em Neurociência, Marketing Digital e Comportamento do Consumidor, possui pós-graduação em Computação pela Universidade Federal de São Carlos/SP.
Dia 16 de agosto de 2024
Fernando Vassoler
Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União, lotado na Coordenação-Geral de Transparência Ativa e Dados Abertos, na Diretoria de Governo Aberto e Transparência, atuando na gestão da Política de Dados Abertos do Governo Federal. Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília, Especialista em Mercados Financeiros e Investimentos pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Ciências de Dados pela Universidade de São Paulo. Membro dos Subcomitês Técnicos de Governança de Dados e de Interoperabilidade da Administração Pública Federal.
João Carabetta
Chefe Executivo de dados da Cidade do Rio de Janeiro, formado em Física, com Mestrado em Modelagem Matemática pela FGV, fundou a ONG Base dos Dados para universalizar o acesso a dados públicos no Brasil.
Também teve passagem pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento como consultor, foi fellow do Data Science for Social Good e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas.
Bruno Ramos
Coordenador de Segurança Cibernética do Supremo Tribunal Federal desde 2021. Foi chefe de equipe de soluções para redes de dados, redes sem fio e segurança de redes. Supervisor do CTIR do Supremo Tribunal Federal. Mais de 20 anos de experiência na área de TIC atuando como suporte técnico, administrador de sistemas, especialista Linux, especialista em redes e segurança de redes. Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá.
Prof. Carlos Barbieri
Engenheiro pela UFRRJ, em 1970, MSc em Engenharia de Sensores Remotos-INPE-(SJCampos)-1974 e PG em Informática pelo INPE, 1976. Trabalhou na Cemig (1977-2002) onde foi responsável pela área de Dados. Coordenador-geral do projeto Bug do Milênio (1997-2000) da empresa. Trabalhos de consultoria e treinamento em empresas em Portugal e no Brasil, em vários segmentos da indústria. Autor de 4 livros na área de dados: Modelagem de Dados (1994), BI-Business Intelligence-Modelagem e Tecnologia (2001), BI2-Business Intelligence-Modelagem e Qualidade (2011) e Governança de Dados-Conceitos e práticas (2019) - AltaBooks. Professor de PG na FGV-Rio, PUC-MG e PUC-Rio.