PORTARIA MGI Nº 5.849, DE 29 DE SETEMBRO DE 2023
A MINISTRA DE ESTADO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo §2º do art. 5º do Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010, e tendo em vista o que consta do Processo nº 19962.100762/2023-60, resolve:
Art. 1º Estabelecer, na forma do Anexo desta Portaria, as metas globais da Avaliação de Desempenho Institucional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos, para o ciclo de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ESTHER DWECK
ANEXO
METAS GLOBAIS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL DO CICLO DE AVALIAÇÃO DE 1º DE OUTUBRO DE 2023 A 30 DE SETEMBRO DE 2024
Meta Global |
Indicador |
Fórmula de Cálculo |
Unidade de Medida |
Periodicidade |
Fonte de Informação |
Valor de Referência |
Data Valor Ref. |
Resultado Previsto (Anual) |
Apresentar três propostas para transformação do |
Quantidade de propostas para ampliação de |
Contagem do número de propostas formalizadas |
Unidade |
Anual |
Minutas em PDF; apresentações; documento SEI |
0 |
5/9/2023 |
3 propostas |
Estado e ampliação das capacidades estatais |
capacidades estatais |
|||||||
Aprimorar a gestão pública por meio da inovação, |
Índice Integrado |
[Somatório de KR alcançados por ciclo de OKR/total de KR definidos |
Índice percentual |
Quadrimestral |
Relatórios de desempenho de KR dos OKR da Secretaria de Gestão e Inovação |
50% |
30/9/2023 |
65% |
agilidade e sustentabilidade, cumprindo 65% dos resultados-chave dos |
de Desempenho Institucional (IIDI) |
por ciclo de okr]*100 KR = resultados-chave OKR = objetivos e resultados-chave |
||||||
Objetivos e Resultados-Chave (OKR) definidos |
||||||||
Consolidar a plataforma GOV.BR |
% de atendimentos para recuperação de conta do GOV.BR dentro do prazo máximo |
Quantidade de atendimentos com duração menor que 4 horas comerciais/quantidade total de atendimentos * 100 |
Percentual |
Mensal |
Planilha extraída do Sistema de Gestão de Demandas |
89,99% |
31/7/2023 |
99% |
Implementar e expandir o novo Sistema de Identificação e a |
Quantidade de plataformas de tecnologia da informação e comunicação |
Soma das plataformas ofertadas para auxiliar os órgãos |
Unitário |
Trimestral |
Planilha gerencial da área responsável |
2 |
31/7/2023 |
3 |
nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) |
ofertadas aos órgãos para auxiliar na transformação digital |
|||||||
Fortalecer a maturidade e resiliência em privacidade e segurança da informação |
Nº de alertas de privacidade e segurança da informação enviados |
Soma dos alertas enviados aos órgãos no período de um mês |
Unitário |
Mensal |
Planilha de controle da área responsável |
8/mês |
31/7/2023 |
8 |
Evoluir a governança dos recursos de TI |
Tempo médio para análise dos processos de contratação |
Soma do tempo de duração de cada análise/nº de análises realizadas no período (trimestre) |
Tempo |
Trimestral |
Planilha de controle da área responsável |
30 |
31/7/2023 |
=ou<30 |
Estabelecer a nova infraestrutura nacional de dados |
Nº de integrações de serviços às Interface de Programação de Aplicações (APIs) disponíveis no Conecta |
Soma do nº de integrações de serviços à APIs disponíveis no Conecta |
Unitário |
Mensal |
Planilha de dados no painel do Conecta |
30 |
31/7/2023 |
160 |
Concluir 85% das |
Percentual de |
Somatório das métricas: a + b + c + d + e + f + g + h + i a - total de processos |
Percentual |
Anual |
- Sistema Eletrônico de Informações (SEI); - Relatórios e planilhas internos; |
Sem histórico anterior |
Sem histórico anterior |
85% |
melhorias |
melhorias |
atendidos via sei/total de processos recebidos * 100; b - quantitativo de demandas-solicitação |
- Sistema de Demandas do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); - Sistema Integrado de Administração |
|||||
relativas às |
relativas às |
concluídas no prazo/total de demandas-solicitação recebidas * 100; c - total de projetos concluídos/total de |
de Pessoal (Siape); - Sistema de indicadores de resultados ICG da Qualitin; - Sisouvir; |
|||||
atividades |
atividades |
projetos previstos *100; d - total de produtos entregues/total de produtos previstos* 100; |
- Plataforma GOV.BR, - Central Sipec (Sistema Citismart); - Sistema de Controle de Prazos; - Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe); |
|||||
estruturantes dos |
estruturantes dos |
e - somatório das médias dos resultados de cada indicador no período/somatório das |
- Sistema administrativo CGAAD; - Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP) e painel gerencial; - Sistema seleção; |
|||||
processos de |
processos de |
médias dos índices de metas previstos para cada indicador no período *100; f - quantidade de processos |
- E-mail; - Painel gerencial qlik sense. |
|||||
trabalho de gestão de pessoas |
trabalho de |
de alteração de exercício e de redistribuição atendidos/quantidade de processos de alteração de exercício e de redistribuição |
||||||
como órgão central do Sistema de Pessoal Civil da |
gestão de pessoas |
atribuídos * 100; g - quantidade de processos de pedidos de concursos analisados/quantidade de processos de pedidos de |
||||||
Administração Federal (Sipec) |
concursos recebidos no período avaliativo *100; h - quantidade de processos |
|||||||
de pedidos de contratação por tempo determinado analisados/quantidade de processos de pedidos de contratação por tempo |
||||||||
determinado recebidos no período avaliativo * 100; i - quantidade de órgãos e entidades que tiveram o |
||||||||
modelo referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) descentralizado/quantidade |
||||||||
total de órgãos e entidades da administração pública federal que solicitaram o modelo. |
||||||||
Promover |
Percentual de |
Somatório das métricas a + b + c + d + e + f + g a - quantitativo de demandas-solicitação |
Percentual |
Anual |
- Sistema Eletrônico de Informações (SEI); - Sistema Integrado de Administração de |
Sem histórico anterior |
Sem histórico anterior |
80% |
melhorias nas |
tratamento das |
concluídas / total de demandas-solicitação recebidas * 100; b - quantitativo de projetos concluídos / total de projetos |
Pessoal (Siape); - Sistema de Demandas do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); - Ouvidoria/Sisouvir do MGI; |
|||||
atividades e nos processos de |
demandas e dos |
previstos * 100; c - quantitativo de normativos publicados / total de normativos previstos * 100; |
- Auditorias da Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU); - Planilhas de controle de demandas, painel BI e planilha de monitoramento de |
|||||
trabalhos estruturantes voltados às temáticas |
projetos, |
d - total de processos respondidos / total de processos recebidos * 100; e - total de mesas específicas e temporárias de negociação |
projetos; - Sistema de controle de prazos, atas/portarias publicadas no Diário Oficial da União, relatórios internos. |
|||||
relacionadas às competências da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), e |
concernentes à |
instaladas / total de pedidos de instalação de mesas específicas e temporárias de negociação * 100; f - total de itens tratados da pauta unificada da bancada |
||||||
interlocução com as entidades representativas do conjunto dos servidores públicos, |
competência da Secretaria de Relações de |
sindical na mesa central / total de itens apresentados na pauta unificada da bancada sindical na mesa central * 100 ; e |
||||||
na mesa nacional de negociação permanente |
Trabalho (SRT) |
g - total de processos de transposição recebidos / total de processos publicados em atas-portarias * 100 |
||||||
Destinar imóveis para políticas públicas |
Número de imóveis destinados para políticas públicas |
Somatório de contratos/termos de destinação para as categorias de utilização enquadradas como políticas públicas |
Unidade |
Anual |
- Aplicativo de publicações de destinações no Diário Oficial da União (DOU) - Sistema de Controle do Grupo Especial de Destinação Supervisionada (GE-DESUP) |
Sem histórico anterior |
Sem histórico anterior |
100 imóveis |
Implementar o novo Sistema de Informações e Relacionamento |
Taxa de implantação no novo sistema de informações e |
(Número de módulos implementados/total de módulos previsto) x 100% |
Porcentagem |
Anual |
Será criada nova url (atualmente disponível em https://siest.planejamento.gov.br/gerta |
0% (contratação de prestador de serviço |
31/8/2023 |
22,5% dos módulos do novo sistema implementados |
das Empresas Estatais |
relacionamento das empresas estatais |
/public/pages/login/login.jsp) |
||||||
prevista para o segundo semestre de 2023) |
Promover o compartilhamento de boas práticas entre as empresas estatais |
Fóruns/instâncias de debate e compartilhamento de boas práticas criados |
Somatório do número de fóruns criados. |
Número absoluto |
Anual |
Divulgação no site da SEST/MGI |
0 |
31/8/2023 |
3 fóruns com temas específicos criados |
Atender as demandas encaminhadas por meio do Sistema de Gestão de Demandas da |
Percentual de demandas concluídas por meio do Sistema de Gestão de Demandas da SSC, |
Percentual de demandas concluídas dentro do prazo = (total de demandas concluídas dentro do prazo constante no sistema)/(total de |
Percentual |
Trimestral |
Sistema de Gestão de Demandas da SSC |
0% |
30/9/2023 |
50% |
Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) |
dentro do prazo estabelecido para cada demanda |
demandas concluídas no sistema) |
||||||
Normatizar o COLABORAGOV |
Atos normativos de regulamentação do COLABORAGOV publicados |
Contagem das portarias, instruções normativas (IN) ou similares que dispõem sobre a normatização do COLABORAGOV |
Unidade |
Anual |
Portaria, instrução normativa ou similares publicado no Diário Oficial da União ou Boletim de Serviços |
0 |
30/9/2023 |
3 ( portaria geral, IN do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e IN da governança) |
Aumentar em 16% o número de documentos disponibilizados à consulta pública |
Número de documentos disponibilizados à consulta pública |
Somatório de documentos disponíveis para acesso |
Unidade |
Trimestral |
Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian) |
1.584.401 |
31/7/2023 |
Disponibilizar mais 250 mil documentos no Sian para consulta pública |