A cadeia de valor da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI) representa seus macroprocessos, por meio dos quais o ColaboraGov gera valor público.
A proposta de valor do ColaboraGov baseia-se na prestação de serviços de suporte administrativos de qualidade, com foco em resultados, na colaboração e na economicidade, com maior transparência para os órgãos solicitantes e para a sociedade.
A cadeia de valor é organizada em três grandes blocos:
- Estratégia e Governança da SSC: contempla os macroprocessos relacionados à estratégia e à governança, com o objetivo de definir a direção, garantir o alinhamento estratégico das iniciativas do Centro de Serviços Compartilhados, bem como assegurar o adequado fluxo decisório entre os órgãos que compõem o ColaboraGov. Trata também da gestão de riscos e integridade;
- Serviços Compartilhados: o foco está nos órgãos solicitantes e nos serviços compartilhados. Aqui, são definidos os macroprocessos de atendimento e de relacionamento com os órgãos solicitantes, além do gerenciamento do portfólio dos serviços para garantir um atendimento eficiente e de qualidade.
- Macroprocessos de Sustentação: neste bloco estão definidos aqueles macroprocessos utilizados para entregar valor aos processos do bloco de Serviços Compartilhados. Envolve as unidades especializadas da SSC responsáveis pela prestação dos serviços contantes do catálogo de serviços compartilhados.
Cada um desses blocos representa uma etapa importante para o funcionamento do Centro de Serviços Compartilhados e para o processo de criação de valor público.