Notícias
LIVRO
Servidores da Senappen organizam e lançam o livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas”
Brasília/DF, 14/12/2023 - A cerimônia de lançamento do livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas” ocorreu na última quarta-feira (06/12), no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais, durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.
A obra reúne conhecimentos e análises elaboradas por pesquisadores, especialistas e operadores do sistema de justiça criminal, entre eles, Priscila Dias Ferreira, Madona Louize Gabry Taboas, Eli Torres, Suelen Pinheiro Andrade, Bruno Santos de Oliveira, Diego Mantovaneli e Cristiano Torquato Tavares, servidores das Carreiras da SENAPPEN, os quais atuam em harmônica simbiose entre a produção do conhecimento e o desenvolvimento de suas funções profissionais em prol da defesa e pela manutenção da paz social.
O livro é organizado pelas Doutoras, Eli Torres (Agente Federal de Execução Penal), Gesilane Maciel e Maria João Leote, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, e tem a intenção de ampliar a visibilidade de temáticas prisionais ainda marginalizadas no país.
O secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, destaca que o livro é uma coletânea instigante que promove reflexões sobre temas cruciais da sociedade contemporânea, ampliando a visibilidade de questões marginalizadas e convidando os leitores a uma jornada enriquecedora de novos conhecimentos a respeito da inteligência penitenciária, criminalização da pobreza, atuação contra a Covid-19 no sistema prisional, eficiência de políticas penitenciárias e muito mais!”
A obra da continuidade ao debate promovido no Volume 1 e tem a intenção de ampliar a visibilidade de temáticas prisionais ainda marginalizadas no país. Organizado nos moldes de coletânea, dialoga com as reflexões empreendidas durante o pós-doutoramento, que se trata do primeiro Pós-Doc realizado no exterior, com apoio financeiro, e executado no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Vincula-se, ainda, às iniciativas do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal e, ao mesmo tempo, com o Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), que congrega o Observatório de Violência, Segurança Pública e Penitenciária, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil.
Os artigos apresentam contribuições que trazem insights valiosas e informações embasadas em pesquisas articuladas às experiências profissionais. Tudo isso, faz com que a diversidade nas perspectivas e abrangência dos temas examinados torne esta obra uma referência indispensável para estudantes, investigadores, profissionais e formuladores de políticas públicas que buscam aprofundar seus conhecimentos a respeito dos ciclos vivenciados no âmbito do sistema de justiça criminal.
A obra coletiva busca evidenciar os “saberes em diferentes perspectivas” onde os autores e autoras mergulham nas complexidades que permeiam as discussões sobre justiça e segurança pública no Brasil. Os pesquisadores vão além, ao explorarem os meandros mais profundos do sistema penal, por meio de uma jornada de reflexão crítica, analisando as raízes da violência, suas manifestações dentro das prisões e o impacto que essa dinâmica tem sobre a sociedade envolvente.
Trata-se de um convite à reflexão sobre o sistema penal, o enfrentamento às violências e ao crime organizado, o aprimoramento de políticas de segurança e o acesso às assistências penais. Temas fundamentais a serem compreendidos, na medida em que se busca a construção de um sistema mais eficiente e humano e, por consequência, favoreça a reinserção social daqueles que se encontram restritos de liberdade. Por outro lado, a leitura também nos desafia a enfrentar nossos próprios preconceitos e conceitos arraigados socialmente.
Eli Torres, menciona, que deseja que o livro seja uma “fonte de inspiração e conhecimento para todos aqueles que se dedicam a compreender e elaborar soluções para os desafios enfrentados pelo sistema prisional, impulsionando, assim, a busca por uma transformação social nas prisões, onde a privação de liberdade seja equilibrada com a oportunidade de reabilitação e reintegração, baseado no respeito aos direitos humanos.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 13° andar