Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
Brasília/DF, 26/02/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN), promoveu, entre os dias 17 a 19 de fevereiro, o Treinamento de Utilização da Ferramenta Delfos para os servidores da área de inteligência da secretaria.
O treinamento tem como objetivo fortalecer a segurança institucional e aprimorar as competências técnicas dos servidores. A ferramenta Delfos foi desenvolvida em uma iniciativa conjunta entre a Coordenação de Contrainteligência Penal (CCINP) e a Coordenação-Geral de Estatística e Tecnologia de Informação (CGETI), com a finalidade de otimizar e sistematizar as metodologias de análise de risco em uma interface didática e prática.
Após a conclusão do treinamento, os participantes foram credenciados no banco de especialistas em análise de risco, gerido pela CCINP. Esse credenciamento os habilita a realizar análises de risco conforme as necessidades da SENAPPEN, contribuindo para a redução de vulnerabilidades institucionais e para a melhoria da segurança orgânica e proteção de servidores.
O Treinamento de Utilização da Ferramenta Delfos marca um importante avanço para a Coordenação de Doutrina de Inteligência Penal (CODINT), que inova ao promover seu primeiro treinamento online. Essa iniciativa permitirá a ampliação do número de servidores da inteligência penal capacitados em todo o Brasil, facilitando o acesso à formação continuada e contribuindo para a uniformização e fortalecimento das práticas de inteligência no sistema penitenciário nacional.
Com a publicação das Portarias GABSEC/SENAPPEN/MJSP Nº 329, de 23 de abril de 2024, e Nº 385, de 26 de julho de 2024, foram instituídas a Comissão de Análise de Risco (CAR) e a regulamentação da elaboração da Análise de Risco Excepcional de Servidor (ARES), respectivamente. A DIPEN, através da CCINP, foi designada para realizar as Análises de Risco em Segurança Orgânica (ARSO) e ARES. A ferramenta Delfos foi criada para apoiar a execução dessas atribuições, garantindo maior eficiência e precisão nos processos.
A capacitação reforça o compromisso da DIPEN em supervisionar as operações de inteligência e contrainteligência da SENAPPEN, contribuindo para o fortalecimento da segurança institucional. A iniciativa, além de demonstrar a preocupação com a análise de risco na segurança orgânica da Secretaria, busca aprimorar estratégias de prevenção e gestão de riscos, consolidando práticas que elevam os padrões de proteção e eficiência nas atividades de inteligência penitenciária.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar