Notícias
SENAPPEN participa da Operação Normandia que combate ações de facção criminosa no RN
Natal, 17/03/2023 – Em mais uma frente de atuação no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou da deflagração da Operação Normandia, nesta sexta-feira (17), em Natal. A ação conjunta da Força-Tarefa SUSP Natal - composta pela a Polícia Federal, Polícia Civil, a Polícia Militar, Polícia Penal estadual e Polícia Penal Federal com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) - tem como principal objetivo combater crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Entre os alvos da operação estão as lideranças da facção que é responsável pelos ataques e crimes recentes que aconteceram no estado do RN.
Cerca de 150 policiais estão cumprindo 30 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta/RN. A ação de hoje é realizada no interesse de inquérito policial instaurado no ano de 2022, por meio do qual se identificou a atuação de facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves, como roubos e homicídios. Os investigados poderão responder por organização criminosa e tráfico de drogas e, se condenados, cumprir pena de até 23 anos de reclusão.
Sobre a Força-Tarefa SUSP - A Força-Tarefa Susp de Natal/RN conta com participantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), para o enfrentamento ao crime organizado.
Não é a primeira vez que a SENAPPEN participa de ações da Força-Tarefa SUSP. Em fevereiro deste ano, a Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) deflagrou, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, operação que resultou na prisão de sete homens e uma mulher suspeitos de serem os líderes de uma conhecida organização criminosa paulista com atuavam no Estado potiguar.
A Secretaria também participou da Operação Pélagos, que visou desarticular grupo de pessoas suspeitas de integrar organização criminosa especializada no tráfico de drogas, além de cometer outros crimes, com atuação, sobretudo, na região metropolitana de Natal (RN); da operação que prendeu uma mulher de 41 anos de idade com envolvimento no caso do furto ao Banco Central, em Boa Viagem (CE); integrou a Operação Totoró deflagrada no Rio Grande do Norte para cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva contra investigados suspeitos de integrarem organização criminosa com atuação nos municípios de Currais Novos, Caicó e Florânia; atuou na operação, também no RN, que prendeu um homem suspeito de pertencer a uma organização criminosa, no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves; e também esteve presente na Operação Alegria deflagrada em Minas Gerais que investigou a corrupção no sistema penitenciário mineiro.
Desde a criação das Forças-Tarefas SUSP, os policiais penais federais atuam no apoio aos trabalhos realizados para combater o crime organizado e a criminalidade em diversas operações pelo país.
Divisão de Comunicação Social da SENAPPEN com informações da Comunicação PF Natal