Notícias
INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
SENAPPEN participa da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) na Paraíba
Brasília/DF, 01/12/2023 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) compõe a Força Integrada de Combate à Criminalidade Organizada na Paraíba (FICCO/PB), que deflagrou na manhã desta sexta-feira (01/12) a operação Porto Seguro que cumpriu nove mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão em desfavor de indivíduos que integram organização criminosa no Estado.
Os investigados realizam postagens em que demonstram fazer parte de facção local, gravando vídeos e publicando fotos em nítido apoio às ações delitivas do grupo criminoso. A ação se desenvolveu na cidade de Cabedelo/PB, local em que tem se dado um acréscimo do número de mortes violentas, inobstante as constantes e contundentes ações das forças policiais que atuam no município.
O crime de fazer parte de organização criminosa, trata-se de um delito autônomo que não necessita da prática de outros delitos para se configurar. A pena pode chegar a oito anos de reclusão. Um dos alvos que seria preso na operação foi vítima de homicídio no último fim de semana, tendo sido esquartejado e decapitado. As investigações seguem seu curso, tentando identificar outros envolvidos na organização criminosa atuante na região.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), na Paraíba, é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCPB), Polícia Militar (PMPB), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 13° andar