Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
Brasília/DF, 24/02/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) iniciou a implantação de um novo software para reforçar o sistema de segurança das cinco penitenciárias federais. O VoxLexis é uma ferramenta para otimizar o trabalho de inteligência no que se refere ao monitoramento de áudio e vídeo nas unidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF).
O software foi desenvolvido por polícias penais federais que atuam na Coordenação-Geral de Inteligência (CGIN) da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF). A primeira fase de implantação ocorreu neste mês de fevereiro na Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA) e na Penitenciária Federal em Campo Grande (PFCG). A implantação nas Penitenciárias Federais em Catanduvas (PFCAT), Mossoró (PFMOS) e Porto Velho (PFPV) ocorrerá na segunda-fase, prevista para o mês de março.
O novo sistema automatiza a transcrição de áudio e vídeo convertendo em textos estruturados de forma rápida e precisa. Isso possibilita uma análise de inteligência mais eficiente, otimizando a produção de relatórios. Entre as principais funcionalidades do VoxLexis, destacam-se: a separação de locutores para facilitar a identificação e análise das comunicações; tradução de transcrições para mais de 90 idiomas; detecção de palavras sensíveis que identifica termos críticos; detecção de entidades extraindo e classificando nomes de pessoas, organizações e locais; elaboração de relatórios que gera documentos detalhados; análise de redes, que é um módulo em desenvolvimento e permitirá mapear conexões e inter-relações, oferecendo uma visão sistêmica.
Além dessas funcionalidades, a Ferramenta receberá atualizações com a integração de novos módulos, como a transcrição em tempo real, a conversão de manuscritos e com destaque a análise de redes por meio de inteligência artificial. As primeiras instalações do software serve também como fase de testes que possibilita ajustes a fim de garantir a implementação definitiva em todas as unidades prisionais, elevando o nível de segurança e eficiência.
“Com o VoxLexis, o processo de transcrição passa a ser completamente automatizado, reduzindo drasticamente o tempo de processamento e aumentando a precisão das informações tratadas por meio de inteligência artificial. Essa inovação não só otimiza o trabalho de análise, mas também possibilita uma interpretação estratégica dos dados que nunca foi alcançada antes no setor”, enfatiza o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar