Notícias
Educação e Cultura
SENAPPEN INAUGURA PRIMEIRA BIBLIOTECA DO PROJETO (RE) INTEGRO
Brasília, 04/06/2024 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP), inaugurou, no dia 28 de maio, a Biblioteca Roberto da Silva na sede do Projeto (RE) Integro. É a primeira biblioteca a ser instituída na Casa (RE) Integro e estreou com a doação de 300 livros realizada pelo editor Alex Giostri.
A inauguração contou com a participação da Coordenadora-Geral de Cidadania e Alternativas Penais (CGCAP), Cintia Rangel; da Coordenadora Nacional de Trabalho (CONAT), Juciane Prado; da Chefe de Gabinete da SENAPPEN, Giovana Leite; da Subsecretária de Administração, Débora Januário; e do Editor da Giostri, Alexandre Giostri.
Criada para servir de apoio intelectual aos participantes do Projeto (Re) Integro, projeto da SENAPPEN em parceria com o instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, a Biblioteca Roberto da Silva chega na sede do Projeto, por meio de uma doação de 300 livros, realizada pelo editor Alex Giostri, responsável pelo selo editorial Giostri, sediado em São Paulo. O nome Roberto da Silva foi uma escolha conjunta entre o editor e a SENAPPEN, em reconhecimento aos anos de dedicação que Roberto teve com a educação em prisões e por toda a sua história de vida.
A iniciativa beneficia pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional do Distrito Federal com acesso à leitura, compartilhamento de livros de autores e autoras nacionais. Os livros poderão ser utilizados, inclusive, nas unidades prisionais, fazendo cumprir a função de uma biblioteca, que é a de proporcionar conhecimento e circulação de livros.
Os títulos disponíveis são atrativos para todos os públicos, sobretudo para as pessoas privadas de liberdade, que, por estarem sob a custódia do Estado, precisam ser instruídas, capacitadas e reintegradas ao meio social. “A educação e a participação social na execução penal promovem a cidadania, previnem a criminalidade, combatem o preconceito e reduzem a reincidência criminal.”, afirmou a Coordenadora-Geral Cintia Rangel.
Para Alex Giostri, "iniciativas como essa nascem para dar estímulo a todos que pensam o país melhorado e devem se replicar por todos os estados, pois sabemos da importância da leitura e do conhecimento na vida de cada um de nós. O (Re) Integro é um projeto piloto da SENAPPEN que chega fazendo diferença e com todos os atributos e méritos para ser replicado para todo o nosso Brasil."
A educação e a leitura abrem caminhos e proporcionam novos cursos de vida, possibilitam reflexões, indagações, dúvidas, certezas, projetam futuros e repensam o passado, exemplos como Roberto da Silva são a prova.
SOBRE O PROJETO (RE) INTEGRO:
Projeto da SENAPPEN, em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa (organização da sociedade civil), que promove ações para reinserção de custodiados e egressos do sistema penitenciário do DF. Marcenaria, serigrafia, jardinagem e papelaria são alguns dos trabalhos realizados pelo Projeto cujo objetivo é preparar as pessoas para a reintegração social e a inserção no mercado de trabalho.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 13º andar