Notícias
OPERAÇÃO MUTE
SENAPPEN divulga balanço das apreensões da Quinta Fase da Operação MUTE
Brasília/DF, 29/07/2024 - A Secretaria Nacional de Política Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAPPEN/MJSP) realizou, no período de 24 a 26 de julho, a Quinta Fase da Operação Mute com 982 aparelhos celulares apreendidos em 115 estabelecimentos prisionais. Somadas, as cinco fases da operação retiraram 4.757 celulares usados para comunicação ilícita no interior dos presídios do país.
A operação promoveu pente fino em 115 penitenciárias nas 27 unidades federativas. Contou com a participação de 3.463 policiais penais estaduais e federais, que revistaram 3.067 celas. A Operação Mute é a maior realizada pela SENAPPEN no contexto de combate ao crime organizado, pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais federais e estaduais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.
Apesar do foco ser nos celulares, a Operação Mute também combate todo tipo de ilícitos e objetos proibidos no âmbito prisional. O trabalho conjunto de revista às celas promoveu apreensões significativas: como R$ 26 mil em uma única cela, sete quilos de maconha em uma unidade prisional, bilhetes, 87 balanças de precisão, três armas de fogo, quatro artefatos explosivos, facões, estimulante sexual e dois videogames. Além disso, foram detectadas grades cerradas, um túnel para fora de um dos presídios.
Outro diferencial desta quinta fase foi a participação de instituições como a OAB de Santa Catarina - Subseção Criciúma -, como observadora, acompanhando de perto o trabalho dos policiais penais. Os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ampliaram o campo de atuação da Operação Mute em âmbito local, além da varredura nos presídios, os polícias penais foram para as ruas em ações de recaptura. Vale destacar, que durante os tres dias de operação, o Rio de Janeiro vistoriou todas as unidades prisionais do Estado.
“É extremamente importante destacar a iniciativa da Polícia Penal do Rio de Janeiro em realizar a Operação Mute em todas as unidades prisionais. Isso é algo inédito que potencializa os resultados, uma vez que o trabalho de combate ao crime organizado nas unidades prisionais cariocas, reflete no enfrentamento ao crime organizado nacionalmente. Além disso, essa iniciativa pode incentivar outros estados a fazer o mesmo”, afirma Cezar Delmondes, Coordenador de Projetos e Inovação de Inteligência Penitenciária da SENAPPEN.
RESULTADOS
Primeira Fase - A primeira fase da Operação Mute ocorreu de 16 a 27 de outubro de 2023, resultando na apreensão de 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Policiais Penais envolvidos: 3305 e Celas revistadas: 2.684
Segunda Fase - A segunda fase da Operação Mute ocorreu de 11 a 15 de dezembro de 2023, resultando na apreensão de 1.294 aparelhos celulares, duas armas de fogo, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 114 penitenciárias, de 26 estados e Distrito Federal. Policiais Penais envolvidos: 4.894 e Celas revistadas: 5.885.
Terceira Fase - A terceira fase da Operação Mute ocorreu de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, resultando na apreensão de 631 aparelhos celulares, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 87 penitenciárias, de 26 Estados. Policiais Penais envolvidos: 3.046 e Celas revistadas: 2.847.
Quarta Fase - A quarta fase da Operação Mute, que ocorreu no período de 24 a 26 abril, apreendeu 982 aparelhos celulares além de quatro artefatos explosivos, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 107 penitenciárias. Policiais Penais envolvidos: 3.289 e Celas revistadas: 2.489.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar