Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal participou de 370 operações da FICCO deflagradas em 2024
Brasília/DF, 23/12/2024 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária, divulga levantamento de operações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), onde a inteligência penitenciária teve papel estratégico nas ações. A Polícia Penal Federal participou de 370 operações policiais realizadas pela FICCO em vários estados.
Nesse contexto, a SENAPPEN consolidou importantes Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, garantindo integração nas operações da Força Integrada em 11 estados: Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe e São Paulo.
Com planos de expandir sua atuação para outras regiões do país, a SENAPPEN reforça seu papel estratégico na articulação entre as forças de segurança pública, contribuindo de forma efetiva para a construção de uma sociedade mais segura e resiliente. “A participação da DIPEN na FICCO é um exemplo claro de como a inteligência penitenciária tem sido fundamental para o combate ao crime organizado no Brasil”, destaca o diretor de Inteligência Penitenciária da SENAPPEN, Antônio Glautter.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de Policiais Penais Federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar