Notícias
Minas Gerais inaugura ampliação de unidade prisional com recursos do Funpen
Brasília, 17/03/2023 - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou, nesta quinta-feira (16/3), a ampliação do Presídio de Divinópolis, na qual foram investidos R$ 3.442.500,00 do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) - administrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, a obra teve o apoio técnico da equipe de engenharia e arquitetos da Diretoria Executiva da SENAPPEN.
O anexo conta com 306 novas vagas, aumentando capacidade total da unidade para 547 vagas. Segundo a Sejusp MG, a construção teve um custo total de R$ 13,7 milhões.
O novo espaço dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas individuais para pessoas com deficiência (PcD). O local também conta com pátio para visitas, parlatório para atendimento dos advogados e salas multiuso. A construção, que possui duas alas, tem ainda dois galpões de trabalho, duas salas de aula, uma sala de informática e uma ala de isolamento com oito celas individuais.
Diferencial
A edificação foi projetada com o intuito de facilitar a logística do presídio, além de garantir a dignidade no cumprimento da pena e a segurança de detentos, servidores e visitantes. O novo espaço é composto por alas funcionais, independentes e interligadas por um corredor central fechado. O diferencial na segurança deste anexo é uma passarela superior, na qual os policiais penais têm ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como das áreas de vivência e salas multiuso. Por meio deste acesso os servidores fazem a liberação dos custodiados para o trânsito interno, sem a necessidade de contato físico.
Sobre a equipe de engenheiros e arquitetos da SENAPPEN
A Secretaria Nacional de Políticas Penais possui em seu quadro de servidores e colaboradores equipe de engenheiros e arquitetos que apoiam as Unidades Federativas em construções, reformas e incentivo às penas alternativas no sistema penitenciário. O time faz o acompanhamento das obras, realiza visitas técnicas periodicamente e ainda assessora os Estados e o Distrito Federal.
Além do apoio dado a todo sistema penitenciário brasileiro, eles estarão engajados no novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) na construção das 40 Casas da Mulher Brasileira em parceria com o Ministério das Mulheres.
Divisão de Comunicação Social da SENAPPEN com informações e imagens da SEJUSP MG